Cannabis na adolescência pode alterar desenvolvimento do cérebro, diz estudo

Cannabis na adolescência pode alterar desenvolvimento do cérebro, diz estudo

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 21 de Setembro de 2021 às 11h30
Kindel Media/Pexels

A cannabis na adolescência pode afetar o desenvolvimento do cérebro. Pelo menos, é isso que defende um estudo da Universidade de Vermont em Burlington. A região mais afetada seria relacionada à orientação e tomada de decisões. Para entender essa relação, a equipe escaneou o cérebros de adolescentes com uma máquina de ressonância magnética antes e depois da cannabis. O estudo incluiu 800 adolescentes na Alemanha, França, Irlanda e Inglaterra.

Os participantes fizeram seu primeiro exame aos 14 anos. Nenhum relatou consumo de cannabis até então. Cinco anos depois, os adolescentes voltaram para uma segunda análise, e 46% relataram que experimentaram cannabis. Os especialistas notaram, então, que uma parte do cérebro desses adolescentes que relataram uso da substância mudou em relação aos que não experimentaram.

(Imagem: Fakurian Design/Unsplash)

Trata-se do córtex pré-frontal, que fica logo atrás da testa e acima dos olhos. Ele tende a "afinar" durante a adolescência para ajudar o cérebro a funcionar com mais eficiência, mas isso se acelerou em adolescentes que relataram o uso de cannabis. Quanto mais drogas os adolescentes usavam, mais rápido o córtex pré-frontal se afinava. Isso pode parecer uma coisa boa, como se o cérebro estivesse amadurecendo mais rapidamente, mas segundo os especialistas, essa mudança precoce pode levar a problemas duradouros de comportamento e memória.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por enquanto, esse estudo com adolescentes ainda não prova exatamente que a cannabis afinou mais rápido o córtex pré-frontal, mas isso aumenta as evidências de que o uso precoce de cannabis pode afetar o desenvolvimento do cérebro. A ideia, agora, é investigar ainda mais essa relação. O estudo completo pode ser acessado aqui

Fonte: Science News for Students

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.