Cannabis na adolescência pode alterar desenvolvimento do cérebro, diz estudo
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
A cannabis na adolescência pode afetar o desenvolvimento do cérebro. Pelo menos, é isso que defende um estudo da Universidade de Vermont em Burlington. A região mais afetada seria relacionada à orientação e tomada de decisões. Para entender essa relação, a equipe escaneou o cérebros de adolescentes com uma máquina de ressonância magnética antes e depois da cannabis. O estudo incluiu 800 adolescentes na Alemanha, França, Irlanda e Inglaterra.
- Canabidiol e esportes: uso medicinal já é recomendado para melhorar performance
- Conheça a história da maior plantação legal de cannabis medicinal do Brasil
- Crianças da APAE recebem tratamento gratuito com cannabis em SP
Os participantes fizeram seu primeiro exame aos 14 anos. Nenhum relatou consumo de cannabis até então. Cinco anos depois, os adolescentes voltaram para uma segunda análise, e 46% relataram que experimentaram cannabis. Os especialistas notaram, então, que uma parte do cérebro desses adolescentes que relataram uso da substância mudou em relação aos que não experimentaram.
Trata-se do córtex pré-frontal, que fica logo atrás da testa e acima dos olhos. Ele tende a "afinar" durante a adolescência para ajudar o cérebro a funcionar com mais eficiência, mas isso se acelerou em adolescentes que relataram o uso de cannabis. Quanto mais drogas os adolescentes usavam, mais rápido o córtex pré-frontal se afinava. Isso pode parecer uma coisa boa, como se o cérebro estivesse amadurecendo mais rapidamente, mas segundo os especialistas, essa mudança precoce pode levar a problemas duradouros de comportamento e memória.
Por enquanto, esse estudo com adolescentes ainda não prova exatamente que a cannabis afinou mais rápido o córtex pré-frontal, mas isso aumenta as evidências de que o uso precoce de cannabis pode afetar o desenvolvimento do cérebro. A ideia, agora, é investigar ainda mais essa relação. O estudo completo pode ser acessado aqui.
Fonte: Science News for Students