Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cannabis medicinal ajuda a reduzir a depressão, aponta novo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Outubro de 2021 às 15h10

Link copiado!

Ckstockphoto/Envato Elements
Ckstockphoto/Envato Elements

Um estudo recente, publicado na revista Frontiers in Psychiatry, reforça a teoria de que produtos à base de cannabis podem ajudar a reduzir a depressão, de modo que os usuários tendem a apresentar sintomas menos graves do que os não-usuários. Segundo o estudo, um número crescente de pacientes tem buscado essa alternativa depois de não responderem aos antidepressivos convencionais.

Para entender essa relação, os pesquisadores recrutaram 538 participantes que sofrem de depressão e/ou ansiedade. Dos envolvidos, 368 já estavam usando cannabis medicinal para controlar seus sintomas, enquanto os 170 restantes consideravam fazer isso, mas ainda não haviam começado o tratamento com os fitofármacos. Os participantes foram convidados a preencher uma pesquisa projetada para medir seus níveis de depressão e ansiedade, bem como sua qualidade de vida, níveis de dor crônica e problemas de sono.

Continua após a publicidade

Os resultados iniciais revelaram que os usuários de cannabis medicinal experimentaram sintomas depressivos menos graves do que os não usuários, ao mesmo tempo que se beneficiaram de maior qualidade de vida, melhor sono e menos dor. No entanto, isso diz respeito ao canabidiol (CBD), que não possui efeito psicoativo. O tetrahidrocanabinol (THC), componente psicoativo da cannabis, não foi associado a melhorias na depressão.

No entanto, os autores reconhecem que o estudo tem inúmeras limitações, considerando que a análise foi muito pequena, além de ser meramente um estudo observacional, que dependeu de questionários autorrelatados. Com base nisso, futuras análises controladas por placebo são necessárias para se aprofundar nesses resultados. A pesquisa original pode ser encontrada aqui.

Precisa falar com alguém on-line? Conheça o Terapize.

Fonte: IFL Science