Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Canabidiol reduz tumor cerebral, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Janeiro de 2022 às 17h30

Link copiado!

anankkml/envato
anankkml/envato

De acordo com um estudo da Augusta University (EUA), o canabidiol — CBD, substância extraída da planta Cannabis — pode ajudar no tratamento contra o câncer cerebral (glioblastoma), uma vez que inibe a apelina, uma enzima associada ao desenvolvimento do tumor no estágio inicial.

No artigo da Augusta University, os autores destacam que a substância conseguiu alterar a dinâmica do microambiente tumoral, um conjunto de células cancerígenas relacionado ao crescimento do tumor. "Vimos uma redução significativa no tamanho do tumor, e seu microambiente ficou diferente", conta Babak Baban, imunologista da universidade.

Segundo a pesquisa, o componente da cannabis também é capaz de reprimir a proteína P-selectina, responsável pela resistência do tumor a diferentes formas de tratamento. Os cientistas afirmam que os glioblastomas se cercam de um microambiente que os protege e permite que prosperem, e alertam sobre a complexidade desse tipo de câncer: "[Glioblastoma] é o mais agressivo do sistema nervoso central", diz Baban.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores notaram a eficácia do canabidiol no tratamento contra o câncer cerebral por conta da presença repentina de células T do sistema imunológico ao redor dos tumores. "Essas células T são extremamente importantes no combate a tumores e o glioblastoma as bloqueia ativamente", explica o pesquisador.

Diferente do que pode levar a pensar, o canabidiol não carrega o efeito psicoativo da planta, algo que fica totalmente a cargo do tetrahidrocanabinol (THC). Já faz um tempo que pesquisadores de diversos lugares do mundo vêm destacando o potencial do CBD, que pode combater a depressão, a fibromialgia e a epilepsia refratária, por exemplo.

Fonte: The Augusta Chronicle