Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ButanVac produz mais anticorpos contra covid do que AstraZeneca, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Fevereiro de 2022 às 19h30

Link copiado!

Davidpereiras/Envato Elements
Davidpereiras/Envato Elements

O Ministério da Saúde do Vietnã anunciou, no sábado (29), os resultados do estudo clínico de Fase 2 da vacina CoviVac contra a covid-19 e comparou a produção de anticorpos contra o SARS-CoV-2 com a da Covishield (AstraZeneca/Oxford). No Brasil, a fórmula recebe o nome de ButanVac e os estudos são liderados pelo Instituto Butantan.

Até o momento, os dados sobre a resposta imunológica da vacina ButanVac contra covid-19 não foram publicados em nenhuma revista científica e nem passaram por revisão de pares, mas os resultados foram disponibilizados no site do Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã (IVAC).

Continua após a publicidade

"Com base na segurança e imunogenicidade dos resultados das Fases 1 e 2, a vacina CoviVac [ou ButanVac] se qualifica para um estudo de Fase 3 com a dose recomendada de 10 mcg", afirmam os autores, na conclusão da pesquisa. Em outras palavras, os resultados foram positivos e novas pesquisas serão iniciadas.

Entenda o estudo

Na Fase 2, a pesquisa envolveu 374 voluntários com idades entre 18 e 59 anos e 60 anos ou mais, sendo todos moradores do Vietnã. Como o estudo foi duplo-cego, nem os voluntários e nem os cientistas sabiam quem estava recebendo a vacina ButanVac ou a fórmula da AstraZeneca/Oxford. Vale destacar que a vacina da AstraZeneca é uma das fórmulas mais utilizadas no país.

Após a seleção, os participantes foram divididos em três grupos. Dois deles receberam doses da vacina ButanVac, mas em concentrações diferentes. E o terceiro grupo era considerado o de controle e, por isso, recebeu a vacina da AstraZeneca na versão padrão do país.

Continua após a publicidade

"O nível de anticorpos neutralizantes é correlacionado com a eficácia protetora da vacina", explicam os pesquisadores sobre o parâmetro de eficácia do estudo. A partir desse indicador, a equipe explica que "as concentrações nucleares médias (GMC) nos grupos de 3 µg e 6 µg de CoviVac [a ButanVac] foram superiores às do grupo da vacina de controle [AstraZeneca] e comparáveis ​​entre o grupo etário 18-59 e o grupo ≥ 60 anos".

Em porcentagem, 90% das pessoas que receberam duas doses da vacina ButanVac contra a covid-19 apresentaram anticorpos após 14 dias do encerramento do ciclo de imunização. No caso da fórmula da AstraZeneca, a resposta foi observada em 82% dos participantes.

Apesar dos resultados positivos da resposta imunológica, os autores explicam que "essas observações precisam ser confirmadas na Fase 3, com um tamanho de amostra maior". Isso porque, neste estudo, foram considerados os efeitos da vacinação em menos de 400 pessoas.

Fonte: IVAC