Butantan anuncia vacina com nova cepa da influenza

Butantan anuncia vacina com nova cepa da influenza

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 03 de Janeiro de 2022 às 17h03
Ake/Rawpixel

Em paralelo à pandemia de covid-19, o surto de influenza H3N2 em diversos lugares do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, vem preocupando a população. Com isso em mente, o Instituto Butantan anunciou nesta segunda (3) a produção de uma nova versão da vacina da influenza, que conta com as cepas H3N2 (Darwin), H1N1 e B em sua formulação.

Segundo anúncio do próprio Butantan, a vacina contra a influenza será distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em 2022. A produção está acontecendo em um fábrica própria do Butantan, que produz separadamente os Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFA) das três cepas do imunizante para depois misturá-los em um outra fábrica de formulação e envase.

“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, afirma o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira, em comunicado.

Vacina do Butantan contra Influenza

Butantan anuncia vacina com nova cepa da influenza (Imagem: Ha4ipuri/envato)

As cepas que constituem a vacina precisaram ser importadas da Europa. A que se manteve a mesma foi a H1N1 e, por isso, foi a primeira a ser trabalhada pelo Butantan ainda em setembro. O Butantan também anunciou que há uma versão tetravalente da vacina da influenza, com duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B em desenvolvimento, que deve substituir essa trivalente no futuro.

“As cepas importadas são encaminhadas para a Escola Piloto, um laboratório que criou um banco trabalho, espécie de lote de monovalente concentrado, onde colhemos pequenas partes a cada dia para fazer lotes maiores; tudo isso seguindo um cronograma definido de entregas ao governo que devem ser feitas entre março e abril”, explica o gerente de produção da vacina da influenza do Butantan, Douglas Gonçalves de Macedo.

Fonte: Instituto Butantan

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.