Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil tem 2 casos suspeitos de varíola dos macacos, diz Ministério da Saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Maio de 2022 às 15h07

Link copiado!

CDC
CDC

O Brasil investiga dois casos suspeitos da varíola dos macacos (monkeypox), localizados nos estados do Ceará e de Santa Catarina. É o que informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira (30). No mundo, a infecção já chegou a 23 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. Dois casos estão em investigação nos estados de Santa Catarina e Ceará. O Ministério da Saúde está em contato com estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, explicou a pasta em comunicado.

Continua após a publicidade

Casos suspeitos da infecção no Brasil

Não foram detalhados os perfis e nem as cidades dos possíveis infectados pela varíola dos macacos. A Saúde informa apenas que os os indivíduos "seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial".

Além dos dois casos suspeitos anunciados, existe um possível terceiro caso do Rio Grande do Sul. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde do estado informa que ainda está investigando o quadro de um "indivíduo com história de viagem".

Como identificar a varíola dos macacos?

Continua após a publicidade

Para acompanhar os casos da varíola dos macacos no mundo, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) selecionou uma equipe de cientistas e pesquisadores. Oficialmente, o grupo representa uma Câmara Técnica Temporária, que recebeu o nome de CâmaraPox MCTI.

Segundo os cientistas, "o período de incubação da varíola dos macacos pode variar de 5 a 21 dias". Para identificar a infecção, os sintomas iniciais são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Linfadenopatia (inchaço dos gânglios linfáticos);
  • Dor nas costas;
  • Mialgia (dor muscular);
  • Erupções na pele;
  • Astenia intensa (perda da força física).

"A linfadenopatia é descrita como uma característica distintiva da varíola dos macacos em comparação com outras doenças que inicialmente podem ter sinais e sintomas semelhantes como a catapora, sífilis e o sarampo", explicam os pesquisadores sobre o último sintoma.

Continua após a publicidade

Erupções na pele

De acordo com o grupo de pesquisa brasileiro, as erupções cutâneas, geralmente, se iniciam entre o primeiro e o terceiro dia após o aparecimento da febre. "A erupção evolui sequencialmente de máculas (lesões com base plana) para pápulas (lesões firmes levemente elevadas), vesículas (lesões cheias de líquido claro), pústulas (lesões cheias de líquido amarelado) e crostas que secam e caem. O número de lesões varia de um a centenas", completam.

Fonte: G1 e MCTI