Publicidade

Bizarro! Experiência com realidade virtual mostra como é a asfixia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Junho de 2022 às 19h30

Link copiado!

Prostock-studio/Envato
Prostock-studio/Envato

Como é a asfixia? Provavelmente você não gostaria de descobrir, mas cientistas da Salzburg University of Applied Sciences (Áustria) criaram óculos de realidade virtual que podem simular a sensação de sufocar em um incêndio. Detalhes da invenção integram um artigo publicado na última edição da CHI Conference on Human Factors in Computing Systems.

No conjunto está contida uma máscara, com o objetivo de monitorar a respiração do usuário e incorporá-la à realidade virtual, o que permite simular experiências além dessa da asfixia, como soprar uma vela, encher balões ou tocar gaita, por exemplo.

No caso da asfixia, a invenção permite que o usuário experimente fisicamente a falta de oxigênio em uma sala enquanto o fogo a consome. Mas calma: apesar de soar assustador, o estudo tem um objetivo: transformar em uma espécie de ferramenta para treinar o corpo de bombeiros.

Continua após a publicidade

A tecnologia também poderia ser usada, por exemplo, para treinar pilotos durante simuladores de voo, adicionando mais realismo às manobras de alta velocidade. De qualquer maneira, é uma boa notícia para o ramo da realidade virtual que os cientistas estejam conseguindo tornar essas experiências cada vez mais imersivas.

Veja como funciona a tecnologia, na prática:

Como é a asfixia?

Continua após a publicidade

A asfixia ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente, e sem intervenção imediata, pode levar à perda de consciência, lesão cerebral ou morte. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, órgão de saúde dos EUA), a asfixia levou a 18.924 mortes em 2018.

Existem diversas possíveis causas para uma asfixia, como afogamento, inalação de determinadas substâncias químicas, reação alérgica, asma, via aérea bloqueada com objetos, estrangulamento ou overdose. Os sintomas da condição incluem:

  • Voz rouca
  • Dor de garganta
  • Dificuldade em engolir
  • Falta de ar
  • Hiperventilação
  • Ansiedade
  • Dor de cabeça
  • Visão embaçada

O tratamento para asfixia depende da causa, mas pode incluir ressuscitação Cardiopulmonar, que envolve compressões torácicas para promover a circulação de sangue e oxigênio, ou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros que usa compressões abdominais abaixo do diafragma para remover um objeto estranho das vias aéreas de uma pessoa.

Continua após a publicidade

Fonte: CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, Healthline, WebMD