Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BioNTech e Pfizer fazem parceria para testar vacina universal contra covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Junho de 2022 às 19h15

Link copiado!

DragonImages/Envato Elements
DragonImages/Envato Elements

A BioNTech, que faz parceria com a Pfizer no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, anunciou que as empresas trabalharão em um imunizante universal, que servirá para diversas variantes do coronavírus. Os testes em humanos devem iniciar no segundo semestre de 2022.

Além da abordagem atual na fabricação de vacinas, o trabalho experimental também incluirá vacinas de aprimoramento de células T, cujo objetivo será proteger contra doenças graves na ocasião do vírus tornar-se mais perigoso. A nova vacina, mais universal do que as atuais, é chamada de "vacina de pancoronavírus".

Continua após a publicidade

Demanda, variantes e imunizantes

Embora muitos imunizantes continuem com suas doses iguais em relação ao início da pandemia, alguns, como o Moderna, buscam fabricar vacinas específicas contra variantes mais transmissíveis, como as atuais BA.4 e BA.5, da Ômicron. Relatando o trabalho em seu site para o dia do investidor, a BioNTech disse que o objetivo é fornecer uma proteção de variante mais durável.

O SARS-CoV-2 continua mutando e gerando variantes que escapam melhor da proteção dos imunizantes, e a memória imunológica humana acaba diminuindo, o que gera a urgência por novas vacinas. É essa demanda que a parceria entre as empresas têm em vista no investimento de um imunizante que proteja mais contra a ômicron e suas sublinhagens.

Além do anúncio, a BioNTech também afirmou estar impulsionando independentemente trabalhos em antibióticos de precisão, mirando em superbactérias que tenham se tornado resistentes aos remédios disponibilizados atualmente. A tecnologia utilizada é da PhagoMed, que a empresa adquiriu em outubro de 2020, mas não há previsão para início dos testes.

Continua após a publicidade

Fonte: BioNTech