Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FDA sinaliza que vacinas sejam atualizadas para variante Ômicron nos EUA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Junho de 2022 às 10h50

Link copiado!

erika8213/envato
erika8213/envato

A próxima rodada da campanha de imunização contra a covid-19 nos Estados Unidos deve contar com vacinas atualizadas para a variante Ômicron, conforme definiu o Comitê Consultivo independente de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados da Food and Drug Administration (FDA). A decisão foi divulgada na terça-feira (28), após reunião entre cientistas e agentes da entidade.

Para se tornar regra, a decisão do comitê ainda deve ser confirmada pela gerência da FDA, o que é esperado para o início de julho. Caso tudo corra conforme o esperado, as vacinas deverão imunizar especificamente contra a variante Ômicron, além da cepa original do coronavírus SARS-CoV-2, descoberta na cidade de Wuhan, na China. Neste caso, seria uma fórmula bivalente.

Continua após a publicidade

Vacinas que protegem contra a Ômicron nos EUA

Tanto a Moderna quanto a Pfizer já anunciaram fórmulas bivalentes que se ajustam a essa demanda. No entanto, estes imunizantes ainda não são produzidos em larga escala. Para atender a demanda norte-americana, as empresas teriam apenas três meses para produzir e distribuir as doses que devem ser usadas a partir de outubro — e antes do inverno no hemisfério.

Vale lembrar que, hoje, as vacinas disponíveis contra a covid-19 são baseadas no coronavírus SARS-CoV-2 original, ou seja, aquele vírus descoberto ainda em 2019. Com o surgimento de novas variantes, especificamente da Ômicron, a taxa de proteção, fornecida pelos imunizantes, caiu. Neste cenário, autoridades buscam novas alternativas para turbinar a imunidade geral.

Durante o debate, os membros do comitê da FDA discutiram se a próxima geração de vacinas contra a Ômicron também poderia proteger, com uma alta taxa de eficácia, contra as subvariantes, como a BA.4 e BA.5. Estas são as duas cepas que mais se espalham pelo país e, nesse ponto, mais estudos podem ser necessários.

Continua após a publicidade

Fonte: NBC