Publicidade

Bebês Ozempic | Anticoncepcionais orais podem estar falhando em tratamentos

Por  | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Ao mesmo tempo em que medicamentos para emagrecer como Wegovy (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida)  ganham popularidade, levantam uma série de preocupações. Uma delas é sobre a sua interferência nos anticoncepcionais orais. O alerta vem após o órgão regulador de medicamentos do Reino Unido receber 40 relatos de gravidez indesejada entre mulheres que utilizavam esses medicamentos, fenômeno que tem sido chamado de "bebês Ozempic".

Essas substâncias agem imitando o hormônio GLP-1, que suprime o apetite e retarda o esvaziamento gástrico. A tirzepatida também atua sobre o hormônio GIP. Essa ação combinada pode afetar a absorção de medicamentos orais, como a pílula anticoncepcional.

Um estudo da JAPHA revelou que a tirzepatida reduziu os níveis de etinilestradiol (um hormônio presente em anticoncepcionais) na corrente sanguínea em 20%, além de atrasar sua absorção em até quatro horas. Já a semaglutida demonstrou impacto menos significativo, mas ainda relevante.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Efeitos colaterais e fertilidade

O esvaziamento gástrico mais lento dificulta a absorção intestinal dos hormônios da pílula. Além disso, efeitos colaterais como vômitos e diarreia, comuns com GLP-1, também podem comprometer a eficácia dos anticoncepcionais ao impedir sua absorção adequada.

Outro fator importante é o aumento da fertilidade causado pela perda de peso. A obesidade está relacionada à infertilidade, e a redução de peso pode restaurar ciclos menstruais e a ovulação, especialmente em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Embora métodos contraceptivos não orais, como DIU, implantes ou preservativos, não sejam afetados por medicamentos para emagrecer, os pesquisadores recomendam que mulheres que iniciam o uso de semaglutida ou tirzepatida utilizem um método contraceptivo adicional durante as primeiras quatro semanas, para prevenir os bebês Ozempic.

Leia também:

VÍDEO | Por que SMARTWATCHES ainda não medem a GLICEMIA?

Continua após a publicidade

Fonte: The Conversation, Governo do Reino Unido