Barman serve tequila com soda cáustica e clientes são hospitalizados
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Um bar britânico chamado Tiger Tiger foi multado em 120 mil libras por servir tequila com soda cáustica em vez de sal, acidentalmente. A informação vem da Westminster City Council (Câmara Municipal de Westminster). O caso aconteceu em dezembro de 2021, e na ocasião, o barman percebeu que faltava sal e pegou o que pensou ser sal de um recipiente em uma prateleira.
- Cachaça e bebidas alcóolicas: qual é o limite seguro de consumo?
- Uma única dose de bebida alcoólica pode fazer mal ao coração; entenda
Conforme menciona o relato, os clientes despejaram a substância branca nas costas das mãos, lamberam e beberam a dose, e passaram mal imediatamente. Assim, o barman percebeu que algo estava errado, provou a substância e sentiu que ela queimou sua boca e língua. Foi quando o funcionário percebeu que aquilo definitivamente não era sal.
Os clientes precisaram ser levados ao hospital com vômitos e queimaduras na boca. "Os serviços de emergência foram chamados e água foi distribuída aos envolvidos. Os policiais que atenderam o incidente confirmaram ter identificado um recipiente branco com um rótulo de soda cáustica", diz o comunicado da Westminster City Council.
"Depois de testar a substância branca no recipiente, descobriu-se que ela tinha um nível de PH de 13 – ou seja, forte teor alcalino", consta do documento judicial que relatou o caso. "O Tiger Tiger se declarou culpado de todas as quatro acusações, e o juiz aplicou uma multa", conclui o relatório.
O que é soda cáustica?
Soda cáustica é o nome popular do hidróxido de sódio, um produto químico muito forte que costuma ser utilizado para desentupir pias e ralos e para remover sujeiras pesadas. Mas é preciso ter muita atenção ao usar, porque caso o produto seja manuseado sem proteção e de forma incorreta, pode ser extremamente nocivo para a pele e organismo, podendo levar um indivíduo à morte.
Quando em contato com a pele, a soda cáustica pode provocar queimaduras. Se inalada, pode causar intoxicações que levam uma pessoa a apresentar dificuldade respiratória, inflamação pulmonar e espirros. Já a ingestão de soda cáustica leva a queimaduras no esôfago e no estômago, além de diarreia, dor abdominal intensa e vômito (possivelmente com sangue). Em caso de exposição, é necessário procurar um médico urgentemente.
Fonte: Westminster City Council, Medline Plus