Publicidade

Assistir a um jogo de futebol traz benefícios para a saúde, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Novembro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Sven Kucinic/Unsplash
Sven Kucinic/Unsplash

Nesse clima de Copa do Mundo, é muito válido questionar quais os benefícios do futebol para a saúde. A comunidade científica já reuniu diversas informações acerca dessa prática. Segundo a American Heart Association, por exemplo, o esporte combina resistência, força e treinamento de alta intensidade de uma só vez, e é considerado tão bom quanto a corrida, quando se trata de treinamento cardiovascular, além de trazer benefícios musculoesqueléticos.

Os principais benefícios da prática estão relacionados à atividade aeróbica gerada em campo. A organização aponta que o futebol é tão bom quanto a corrida de longa distância ou o ciclismo, quando se trata de resistência.

A entidade australiana Better Health aponta que os benefícios para a saúde incluem a redução da gordura corporal e melhora o tônus ​​muscular, além do desenvolvimento de força, flexibilidade e resistência. A prática também pode aumentar a força muscular e óssea, e trazer à tona diversas melhorias para a saúde devido a mudanças entre caminhada e corrida.

Continua após a publicidade

Entretanto, para se proteger de lesões e preparar seu corpo para jogar futebol, os especialistas recomendam que você se certifique de aquecer seus músculos e articulações antes de começar, manter sua forma física, consumir bastante líquido e hidratar-se regularmente. Outra dica é não exagerar, dependendo da sua idade e condição física, e usar o equipamento de proteção correto.

Benefícios do futebol para os torcedores

No entanto, nem só os jogadores se beneficiam. A University of Leeds (Reino Unido) fez um estudo acompanhando 25 torcedores durante três jogos e concluiu que torcer para o time do coração funciona como um estresse positivo, simulando um exercício cardiovascular moderado. Isso porque os batimentos cardíacos dos participantes chegaram a 130 por minuto, 64% a mais que o normal.

Continua após a publicidade

O estudo também apontou que assistir a um jogo de futebol pode desencadear efeitos psicológicos: uma vitória deixa o humor das pessoas muito melhor por cerca de 24 horas. A pressão arterial dos fãs caía após vitórias e aumentava após derrotas.

Fonte: Better Health, Coach Up Nation, Heart, G1