Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após óbito de criança com o vírus Nipah, Índia se prepara contra possível surto

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Setembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

 Signe Allerslev/ Pixabay
Signe Allerslev/ Pixabay

No Sul da Índia, o estado de Kerala registrou o óbito de um adolescente, com 12 anos, em decorrência da infecção causada pelo vírus raro e mortal Nipah (NiV). Agora, as autoridades de saúde da região organizam esforços para conter um possível surto do agente infeccioso. Em paralelo, o estado registra o maior número de novos casos diários da covid-19 de todo o país.

O óbito foi registrado no último domingo (12) e, desde então, o estado entrou em alerta máximo contra possíveis casos suspeitos do vírus Nipah. Inclusive, foi iniciado o rastreamento de centenas de contatos próximos da criança e o isolamento das mesmas.

Continua após a publicidade

Conheça o vírus Nipah

Identificado pela primeira vez durante um surto do final dos anos 1990 na Malásia, o vírus Nipah pode ser transmitido por morcegos que se alimentam de frutas e por porcos. A transmissão também pode ocorrer através do consumo de alimentos contaminados ou pelo contato direto entre humanos. No estado indiano de Kerala, o primeiro caso foi confirmado em 2018, quando 12 pessoas morreram.

Atualmente, não existe vacina ou tratamentos antivirais específicos contra este vírus. Dessa forma, o atendimento médico é voltado para os sintomas da infecção. Os pacientes contaminados podem relatar febres prolongadas, convulsões e vômitos.

Além disso, este agente infeccioso tem uma elevada taxa de mortalidade, que é estimada entre 40% e 75%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, ele é muito mais mortal que o coronavírus SARS-CoV-2, considerada com uma taxa inferior a 2%.

Continua após a publicidade

Investigação de possíveis casos da infecção na Índia

Nesta terça-feira (13), o ministro da Saúde do estado indiano anunciou que as amostras de oito contatos primários do garoto deram negativo para a infecção do Nipah. "O teste negativo desses oito contatos imediatos é um grande alívio", afirmou o governador Veena George.

Também foi anunciado que mais amostras serão testadas, somando 48 contatos mais próximos do caso. Agora, as autoridades devem manter a vigilância e investigar os contatos secundários do paciente. Em paralelo, o estado foi orientado a reforçar a infraestrutura de saúde no caso de mais registros ou de possíveis alertas em distritos vizinhos.

Atualmente, o estado é responsável pelo maior número de casos diários da covid-19 em toda a Índia. Na segunda-feira (13), Kerala registrou quase 20 mil novas infecções de um total de 31.222 em todo o país.

Continua após a publicidade

Fonte: NPR