Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após aval do ministro da Saúde, empresas financiam produção de máscaras

Por| 03 de Abril de 2020 às 16h15

Link copiado!

Hotmart
Hotmart
Tudo sobre Ford

A falta de máscaras cirúrgicas e N95 tem sido um grande obstáculo nos centros hospitalares, pois elas são fundamentais para que os profissionais de saúde não se contaminem com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Com a alta demanda, o ministro Luiz Henrique Mandetta passou a incentivar o uso dos modelos caseiros de pano. Para ajudar no abastecimento emergencial, empresas vêm se unindo no financiamento e produção de mais protetores faciais.

Um exemplo: a Hotmart, startup de educação online, e a Trem Maker, comunidade de laboratórios de inovação de Minas Gerais, anunciaram parceria voluntária para a fabricação das versões chamadas “face shields”, que são aqueles “escudos” transparentes que cobrem toda a face dos usuários. O material é criado a partir de impressão 3D e segue o padrão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas máscaras podem ser higienizadas e reutilizadas e serão distribuídas gratuitamente.

Segundo o empresário Daniel Lopes, um dos idealizadores do projeto, já foram doadas mais de mil unidades. O objetivo é aumentar a capacidade de fabricação, chegando a mais de 500 por dia. "Percebemos que poderíamos aplicar todo o nosso conhecimento para ajudar as pessoas em um momento tão delicado como o que estamos vivendo. Os protetores estão sendo impressos em massa”, pontuou.

Continua após a publicidade

Além do suporte de profissionais para ajudar na produção e distribuição dos equipamentos, a Hotmart criou um fundo de R$ 1 milhão, que deve ser destinado, principalmente, a hospitais e escolas. O projeto ainda conta com uma rede de colaboração que inclui makers” (pessoas que desenvolvem produtos por conta própria), instituições de ensino e voluntários. Para solicitar o equipamento ou contribuir basta acessar o link https://tremmaker.com.br.

Ford anuncia produção de 50 mil máscaras

A montadora de veículos também está trabalhando na causa e deve usar suas instalações em Camaçari, na Bahia, e de Pacheco, na Argentina, para também fabricar “face shields”, máscaras com barreira acrílica para uso em linha de produção. A companhia usou sua cadeia de suprimentos, manufatura e logística para conseguir gerar um número massivo em tempo recorde. Todo o trabalho foi realizado por voluntários. A distribuição nos pontos de serviço será coordenada por meio das Secretarias de Saúde e da Cruz Vermelha.

Continua após a publicidade

A Ford também se uniu à força-tarefa formada pelo CNI/SENAI e outras empresas para a recuperação de respiradores mecânicos descartados ou com necessidade de manutenção. Além disso, a companhia vem disponibilizando veículos à Cruz Vermelha no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, para auxiliar no trabalho com o transporte de equipes e suprimentos. A frota inclui os modelos Transit, Fusion, EcoSport, Ranger e Ka, além de uma ambulância.

E, para ajudar os consumidores que financiaram seus veículos pela Ford Credit, a montadora anunciou a possibilidade de postergação de até três parcelas para o final do contrato.