Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Apagão" de remédios | Por que tantos medicamentos estão em falta no Brasil?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Julho de 2022 às 19h40

Link copiado!

Tbel Abuseridze/Unsplash
Tbel Abuseridze/Unsplash

Nas redes sociais, a falta de remédios nas farmácias e em hospitais públicos é um assunto que tem viralizado. Tornaram-se comuns queixas envolvendo a dificuldade em se encontrar determinados antibióticos, antialérgicos e até mesmo analgésicos. Entre as origens do problema, está a dependência do Brasil de insumos importados.

Para dimensionar o desafio, o Brasil produz apenas 5% do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) usado em remédios, consumidos pela população, segundo relatório da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), divulgado em 2021. Vale explicar que IFA é a matéria-prima das medicações e, mesmo as empresas nacionais, dependem deste produto, muitas vezes, para a sua produção.

Continua após a publicidade

Está faltando remédio nas farmácias?

Apoiando o aumento das reclamações nas redes sociais sobre a falta de medicações, um recente levantamento do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) diagnosticou este exato cenário de desabastecimento. No entanto, a pesquisa foi feita em maio, o que significa que o desafio pode ter se acentuado nas últimas semanas.

No total, a CRF-SP entrevistou 1,1 mil farmacêuticos, sendo que a maioria é do setor privado, sobre a falta de medicamentos. Segundo o relatório, divulgado em junho, 98,5% dos entrevistados relataram algum tipo de falta de medicamentos no dia a dia. A queixa mais comum era a escassez de antibióticos.

Continua após a publicidade

Para quais medicações o risco é maior?

A seguir, confira quais os tipos de remédios são mais afetados pela ausência ou pelo baixo estoque, segundo o CRF-SP:

  • Antibióticos: a falta deste tipo de medicamento, em algum momento, foi relatada por 93,4% dos participantes. Os exemplos mais comuns foram amoxicilina e azitromicina;
  • Mucolíticos: a dificuldade no acesso foi apontada por 76,5%. Entre os mais citados, estavam acetilcisteína e ambroxol;
  • Anti-alérgicos: a falta de medicamentos anti-histamínicos foi apontada por 68,6%. Os exemplos mais comuns foram dexclorfeniramina e loratadina;
  • Analgésicos: cerca de 60,5% relataram a dificuldade no acesso de analgésicos, como dipirona, ibuprofeno e paracetamol.
Continua após a publicidade

Remédios para uso infantil

A falta de medicamentos afeta especialmente as crianças, já que o problema de desabastecimento é intensificado nas versões pediátricas. “Os relatos mostraram que os medicamentos em falta são principalmente em suas formulações líquidas, o que prejudica em especial, a população pediátrica, já que a maioria dos medicamentos para esse público é na forma líquida por serem mais fáceis de administrar”, explica Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, em comunicado.

Problemas que afetam o abastecimento

Entre as justificativas para o apagão de remédios, profissionais do mercado citam alta na demanda de forma não esperada, falhas do fornecedor e preços muito altos. Na questão da produção, ainda devem ser consideradas outras variantes, como alta do dólar, do combustível e da energia, o que eleva o preço geral.

Continua após a publicidade

No macro, é preciso lembrar que a Guerra na Ucrânia e a política de tolerância zero da covid-19 na China também impactam a importação de diferentes tipos IFA. Em outras palavras, a matéria-prima nem sempre chega na quantidade ideal para as operações da indústria brasileira.

Questão das vacinas contra covid

Vale lembrar que, nos últimos meses, o Brasil também enfrentou uma situação parecida. A produção nacional de vacinas, tanto pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) quanto pelo instituto Butantan, dependiam da importação do IFA. Com os atrasos na entrega, a vacinação contra a covid-19 não avançou conforme o esperado nos primeiros meses de 2021.

Continua após a publicidade

Na época, era relativamente comum a produção ser paralisada, enquanto se aguardava a chegada de lotes com o insumo necessário para as vacinas. Atualmente, a Fiocruz completou o processo de transferência de tecnologia e pode produzir, de forma integral, doses do imunizante contra a covid-19.

Fonte: CFR-SP e Abifiqui