Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Animais de zoológicos dos EUA estão sendo imunizados contra a covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Setembro de 2021 às 18h30

Link copiado!

Freepik
Freepik

Animais residentes em um zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos, começaram a se vacinar contra a covid-19. Inicialmente, os responsáveis pelos cuidados dos animais aplicaram o imunizante em cinco lêmures, quatro gorilas ocidentais e um orangotango da Sumatra.

Nas próximas semanas, devem receber as doses mais 113 outros animais. As vacinas de duas doses foram fornecidas pela Zoetis, empresa ex-subsidiária da Pfizer, que produz medicamentos para animais. Por mais que o zoológico da Filadélfia não tenha confirmado casos de covid-19, outros zoológicos do país já viram testes positivos.

No Zoológico de San Diego e no Safari Park, por exemplo, animais como gorilas, leopardos da neve e tigres já adoeceram pelo coronavírus, e na semana passada, em Atlanta, vários gorilas também testaram positivo para a doença. No início deste ano, a Zoetis anunciou a distribuição de mais de 11 mil doses para zoológicos e outras organizações.

Continua após a publicidade

Funcionários do Zoológico da Filadélfia contam que aplicar a vacina nesses animais selvagens não é uma missão difícil, pois eles são treinados para deixar que a aplicação aconteça em troca de uma recompensa, já que eles também recebem vacinas de outras doenças. A vacinação é feita de acordo com priorização de risco, e possíveis efeitos colaterais precisam ser informados imediatamente, o que ainda não aconteceu.

A Zoetis conta que as vacinas estão aprovadas em caráter emergencial e não possuem data de validade, pois não contém uma versão viva do vírus na fórmula. Quando um frasco é aberto, no entanto, o conteúdo precisa ser usado dentro de 24 horas. Cada frasco permite a aplicação de 10 doses. Keith Hinshaw, diretor de saúde animal do zoológico, diz que fará o que for possível para evitar a propagação do vírus em animais, pois a replicação pode acabar resultando no surgimento de variantes, como vem acontecendo. "Então, vacinas são importantes para animais e humanos", completa.

Fonte: AJC