Publicidade

Ambiente social positivo pode ser essencial para o cérebro no envelhecimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Novembro de 2022 às 18h14

Link copiado!

AndersonPiza/Envato
AndersonPiza/Envato

Manter um ambiente social positivo pode ser importante para o cérebro à medida que se envelhece, conforme aponta um artigo publicado na revista Nature Neuroscience. Os cientistas sugerem que os laços estreitos com amigos e familiares são os principais ingredientes para um envelhecimento saudável.

Embora alguns declínios na saúde, mente e corpo sejam inevitáveis, o estudo argumenta que manter um ambiente social positivo pode ajudar a evitar alguns dos principais estressores e desafios do envelhecimento. Para entender essa relação, o grupo analisou uma população de macacos.

Esses animais também mostram algumas das mesmas mudanças relacionadas à idade que vemos em humanos, incluindo declínios na densidade óssea e massa muscular, imunidade mudanças no sistema e um comprometimento geral das funções comportamentais, sensoriais e cognitivas".

Continua após a publicidade

Para fazer as conexões entre o status social e o funcionamento interno do cérebro, a equipe gerou conjuntos de dados de expressão gênica de 15 regiões diferentes do cérebro e focou no córtex pré-frontal dorsolateral, uma área do cérebro associada à memória, planejamento e decisão.

Quando os cientistas agruparam cada amostra de região cerebral por idade, 8 grupos distintos de genes se destacaram. Entre os mais interessantes estavam os envolvidos nos processos metabólicos, na sinalização celular e nas respostas imunes e ao estresse.

"Acabamos identificando milhares de genes mostrando diferenças associadas à idade nos padrões de expressão", apontam os pesquisadores. Os dados de expressão gênica permitiram classificar cada célula individual em oito tipos amplos de células neurais.

Continua após a publicidade

Quando comparados aos dados do cérebro de camundongos e humanos, os caminhos que mostram as maiores semelhanças na variação ligada à idade entre as regiões foram centrais para a comunicação célula a célula do cérebro.

Fonte:  Nature Neuroscience via News Medical