Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alguns sons te dão agonia? Pode ser uma anomalia na sua conexão cerebral

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Março de 2022 às 16h00

Link copiado!

benzoix/envato
benzoix/envato

Você tem uma agonia intensa ao ouvir determinados sons, como de gente mastigando, por exemplo? Trata-se de uma síndrome chamada misofonia, que pode ser resultado de uma anomalia na conexão cerebral. As informações são de um estudo publicado na revista científica Journal of Neuroscience.

A teoria dos especialistas que escreveram o estudo é que essa agonia é resultado de um estímulo da mesma parte do córtex motor (uma área do cérebro responsável pelos movimentos) que está causando o som de outra pessoa naquele momento. E isso faz sentido, uma vez que a maioria dos sons que despertam esse sentimento são causados por ações da face humana.

"As descobertas indicam que, para pessoas com misofonia, há uma comunicação anormal entre as regiões auditiva e motora do cérebro. Pode ser descrita como uma 'conexão super-sensibilizada'. É a primeira vez que essa relação foi identificada", apontam os pesquisadores da Newcastle University (Reino Unido).

Continua após a publicidade

Essa conexão envolve o córtex auditivo (o centro auditivo do cérebro) e o córtex motor orofacial (controle do movimento da face, boca e garganta), o que justifica o motivo pelo qual a maioria dos sons responsáveis pela misofonia vem de ações justamente dessas áreas, como a mastigação e respiração.

Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou neuroimagens de ressonância magnética de um total de 75 pessoas com e sem misofonia, a fim de fazer uma comparação das reações diante de sons como mastigação e gritos. Os dados analisados envolveram imagens sem ruído, ruídos que serviam de gatilho para a misofonia (como de mastigação), com sons desagradáveis ao ouvido humano (como gritos) e com sons considerados neutros (barulho de chuva).

"O que nos surpreendeu foi que também encontramos um padrão similar de comunicação entre as regiões visual e motora, o que reflete que a misofonia pode ocorrer quando o gatilho é apenas visual", afirma Sukhbinder Kumar, autor do estudo.

Continua após a publicidade

Acredita-se que de 6% a 20% das pessoas vivem com algum grau de misofonia, e, dependendo da intensidade do transtorno, pode tornar situações corriqueiras e triviais em completamente intoleráveis. Sendo assim, mais estudos ainda serão conduzidos para avaliar formas de tratamento ideais para essas pessoas.

Fonte: Journal of Neuroscience