Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Além da luz, número de objetos em cena faz com que nossa pupila mude de tamanho

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Novembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Victor Freitas/Unsplash
Victor Freitas/Unsplash

No último dia 12, um estudo publicado na revista científica Nature Communications descobriu uma curiosidade interessante sobre o olho humano: a pupila pode mudar de acordo com o número de objetos que o indivíduo observa.

Normalmente, a pupila muda de tamanho para regular a quantidade de luz que entra no olho com base na quantidade disponível no ambiente. No entanto, estudos anteriores já vinham apontando que pode haver alterações de tamanho com base em outros fatores além da luz, como o emocional, por exemplo.

O estudo menciona que a maioria das espécies conta com um senso de quantidade. Essa habilidade é descrita pelos pesquisadores como fundamental para a evolução, uma vez que permite identificar quantos frutos disponíveis em uma árvore ou quantos predadores há por perto.

Continua após a publicidade

Para descobrir se essa habilidade está nas pupilas, os pesquisadores testaram 16 pessoas, mostrando algumas imagens com 18 ou 24 pontos. Enquanto os participantes olhavam para a tela, sem serem solicitados a contar os pontos, uma máquina mediu o tamanho das pupilas.

Observou-se que o tamanho das pupilas dos participantes mudou dependendo de quantos pontos apareciam, dilatando diante de um maior número de pontos e contraindo diante de menos pontos. "O resultado mostra que a informação numérica está intrinsecamente relacionada à percepção", definem os pesquisadores. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Fonte: Live Science