Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Água da chuva pode não ser tão segura quanto o esperado, segundo este estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Agosto de 2022 às 16h10

Link copiado!

Kseniasol/Envato
Kseniasol/Envato

Cientistas investigaram a concentração de substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) na água da chuva em diferentes cantos do mundo, incluindo a Antártida e o Tibete, na Ásia. A conclusão é que esta classe de produtos químicos está tão difundida no planeta que pode não ser mais seguro beber água da chuva, sem passar por nenhum tipo de tratamento.

Publicado na revista científica Environmental Science & Technology, o estudo sobre a concentração dos PFAS em quatro amostras de diferentes tipos de águas, como as da chuva, e do solo foi liderado por pesquisadores do Green Science Policy Institute, baseado nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Entendendo o que são os PFAS

Vale explicar que os PFAS são uma classe de produtos químicos diferente dos plásticos (polímeros) e do respectivo problema da poluição por micro e nanoplásticos. Este tipo de material é incluído, na indústria, para produzir produtos com características antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas. Pela dificuldade de serem decompostos, são conhecidos como os "químicos eternos".

"Os PFAS conferem a característica de repelir tanto água, como gordura. Também entram na composição de espumas de combate a incêndios, componentes eletrônicos, tratamento de imagens, fluidos hidráulicos, produtos de limpeza domésticas e industriais, formulação de inseticidas, aplicações industriais em têxteis, papel e celulose", detalha documento da Cetesb.

Água da chuva não é segura para beber

Continua após a publicidade

Atualmente, segundo os autores do estudo, as concentrações dos PFAS nas amostras revelaram que os níveis deste produto químico excederam em muito as diretrizes da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA. Em tese, este é um risco para a saúde dos seres humanos.

“Com base nas últimas diretrizes dos EUA para PFOA [um dos tipos de PFAS analisados] na água potável, a água da chuva em todos os lugares [analisados] seria considerada insegura para beber”, afirma Ian Cousins, o principal autor do estudo e professor da Universidade de Estocolmo, na Suécia, em comunicado.

“Muito embora no mundo 'industrial' não bebamos água da chuva com frequência, muitas pessoas ao redor do globo esperam que [ela] seja segura para beber e fornece muitas de nossas fontes de água potável”, acrescenta o professor sobre o tamanho do problema.

Fonte: Environmental Science & Technology, Cetesb EurekAlert!