Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agência dos EUA autoriza spray nasal de ação rápida para enxaqueca

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Março de 2023 às 15h25

Link copiado!

astrakanimages/envato
astrakanimages/envato

Na última semana, a agência Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, aprovou o uso do spray nasal Zavzpret (zavegepant) para o controle rápido de quadros agudos de enxaqueca em pessoas com mais de 18 anos, com ou sem aura — sensações visuais, como luzes piscando ou pontos brancos, que precedem o quadro. A medicação foi desenvolvida pela farmacêutica Pfizer.

No mercado norte-americano, outras opções para o tratamento de enxaquecas, incluindo alguns sprays, já existem. No entanto, este é o primeiro antagonista do receptor associado ao gene da calcitonina (CGRP) na forma de spray. Outra vantagem é a ação rápida, já que os efeitos do alívio da dor de cabeça podem ser sentidos após os primeiros 15 minutos de uso.

Vale explicar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca é a segunda principal causa de incapacidade no mundo e, hoje, ainda faltam opções de tratamento da condição, mais comum em mulheres. Além da dor de cabeça moderada ou intensa, ela é associada com náuseas, vômitos, sensibilidade ao som (fonofobia) e sensibilidade à luz (fotofobia).

Continua após a publicidade

Tempo para início da ação do spray para dor de cabeça é de 15 minutos

"Quando a enxaqueca 'ataca', ela tem um impacto negativo significativo na vida diária de uma pessoa", explica Kathleen Mullin, diretora médica do New England Institute for Neurology & Headache, em comunicado. “Entre meus pacientes com enxaqueca, um dos atributos mais importantes para uma opção de tratamento agudo é a rapidez com que funciona", acrescenta.

Neste ponto, Mullin pontua que alternativas de ação rápida, como o Zavzpret, que age a partir de 15 minutos, podem ser uma boa opção. Inclusive, a administração através de um spray é muito válida, considerando que os pacientes sofrem com náuseas e vômitos durante uma crise de enxaqueca, na qual pode expelir o medicamento oral (comprimido).

Continua após a publicidade

Além disso,"as terapias de bloqueio de sinal de CGRP não foram associadas à cefaleia [dor de cabeça] por uso excessivo de medicamentos (MOH) ou cefaleia rebote, o que pode limitar a utilidade clínica de outros tratamentos agudos", explica Pfizer sobre os resultados dos estudos clínicos de Fase 3, publicados na revista científica The Lancet Neurology.

Quanto vai custar o spray nasal para enxaqueca?

O spray nasal para enxaqueca deve chegar ao mercado farmacêutico dos EUA em julho deste ano, segundo a Pfizer. No entanto, o preço ainda não foi oficialmente divulgado. Os planos de expansão do medicamento para outras praças ainda devem ser anunciados, mas é possível que a fórmula seja também avaliada para uso no Brasil, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no futuro.

Fonte: Pfizer e The Lancet Neurology