Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Adesivo biodegradável serve de remendo para regenerar perfurações no pulmão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Dezembro de 2022 às 12h14

Link copiado!

maksimovata/envato
maksimovata/envato

Cientistas da University of North Carolina at Chapel Hill (EUA) desenvolveram um adesivo biodegradável capaz de regenerar o pulmão. As descobertas foram publicadas no último dia 27 na plataforma BioRXiv. Na prática, a invenção pode cobrir perfurações e fornecer moléculas responsáveis por ajudar a curar feridas.

Conforme apontam os responsáveis pela invenção, o adesivo de gel pode esticar até quatro vezes o próprio comprimento sem se romper, além de aderir instantaneamente aos órgãos sem precisar de cola. O produto ainda conta com nanopartículas de curcumina, que é o pigmento amarelo da cúrcuma, conhecido por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Os testes iniciais do adesivo de gel foram feitos em roedores: ao aplicar os remendos sobre os ferimentos desses animais, a equipe conseguiu restaurar completamente a pressão pulmonar. Os experimentos também permitiram verificar a capacidade do produto de se expandir e retrair de acordo com a respiração.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores garantem, ainda, que o adesivo pode aderir a órgãos em movimento com uma consistência maior que outros géis que presos por cola. O adesivo também pode ser usado para administrar medicamentos para a regeneração de feridas.

Seis dias após os ferimentos, as feridas dos camundongos que participaram dos testes diminuíram de tamanho em cerca de 60%. Nesse mesmo período, os roedores que foram feridos mas não receberam o tratamento com o adesivo cicatrizaram menos de 20% do ferimento.

Não é a primeira vez que a ciência traz à tona esse tipo de invenção para ajudar na área da saúde. Anteriormente, cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram uma fita adesiva cirúrgica para "colar" órgãos. Recentemente, outra equipe criou adesivos de microagulhas que restauram calvície.

Continua após a publicidade

Fonte: BioRXiv via New Scientist