Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aceita? Pesquisa investiga transmissão da COVID-19 e chama voluntários para show

Por| 21 de Julho de 2020 às 20h20

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

Para descobrir como a COVID-19 se espalha entre grandes grupos e, literalmente, aglomerações, uma equipe de cientistas da Alemanha decidiu simular um grande show - só que, por enquanto, sem música ao vivo - para analisar os reais riscos de contágio do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Apelidado de RESTART-19, o experimento espera atrair quatro mil voluntários com idades que variam entre 18 e 50 anos.

Para avaliar os potenciais riscos de contágio, a simulação alemã contará com três espaços, cada um com um grau diferente de ocupação e de distanciamento obrigatório entre os voluntários. Além disso, medidas de segurança serão obrigatórias para todos envolvidos, como anuncia a página do experimento que busca analisar iniciativas que realmente ajudam a limitar a propagação da doença.

Continua após a publicidade

Detalhes da experiência

O projeto RESTART-19 está sendo desenvolvido pelo Centro Médico da Universidade de Halle (MLU), na Alemanha, e quer simular o risco de um surto de COVID-19 através de um grande evento, que envolve aglomerações dentro de um espaço interno. Com as respostas que esperam obter, os pesquisadores visam consolidar novos protocolos de higiene para que eventos culturais e da área esportiva retomem. 

No entanto, os cientistas não podem, simplesmente, juntar e expor quatro mil espectadores ao potencial risco de se contrair a COVID-19. Por exemplo, todos os voluntários e ajudantes da pesquisa deverão realizar um teste - gratuito e que será recebido em casa - para o novo coronavírus 48 horas antes do início do estudo.

Além disso, todos os participantes deverão realizar, regularmente, a higienização das mãos com um desinfetante fluorescente. Esse produto deve deixar marcas pelo espaço que poderão ser reconhecidas com uma luz UV e ajudarão os pesquisadores a entenderem quais são as superfícies mais tocadas pelas pessoas. Os voluntários também devem receber um dispositivo que rastreia o quão perto eles estão de outras pessoas. 

Continua após a publicidade

"O projeto RESTART-19 tem como objetivo identificar possíveis condições de estrutura sob as quais artistas e atletas podem tocar e se apresentar novamente após 30 de setembro de 2020, sem colocar em risco a população desses eventos. Além disso, deve-se examinar quais processos de otimização e alterações técnicas podem ser necessários nas salas de eventos para minimizar o risco", explicam os autores da pesquisa.

Embora, muitas das medidas de segurança que serão adotadas - como não permitir que as pessoas tirem a máscara para comer ou beber no meio da multidão - já são conhecidas. É provável que também queiram entender o quão viáveis são essas obrigações para que se liberem shows na era da pandemia.

Riscos de exposição ao coronavírus

Continua após a publicidade

Tudo bem, mesmo que todas as medidas já anunciadas sejam aplicadas durante o evento, quais seriam os reais riscos dos envolvidos? "Existe um risco teórico de você ser infectado pela COVID-19. No entanto, o risco pode ser classificado como muito baixo", avisam os responsáveis. Isso porque mesmo que todos sejam testados para o coronavírus antes do evento, os testes podem apresentar falsos negativos.

Mesmo assim, a contaminação por gotículas de saliva ou do vírus no formato aerossol é muito improvável já que máscaras também serão obrigatórias. Nesse sentido, os pesquisadores disponibilizarão máscaras do tipo FFP2 que só poderão ser removidas durante os intervalos ao ar livre, se os participantes mantiverem uma distância mínima de 1,5 m de outras pessoas.

Por fim, também há um seguro para os que resolverem se aventurar em nome da ciência. "Todos os indivíduos estão segurados, enquanto participam do estudo. Esse seguro é usado para fornecer proteção financeira para possíveis, embora muito improváveis, danos à saúde dos participantes do estudo que estão diretamente relacionados ao estudo", afirma o site.

Se ficou interessado, o "show" acontecerá no sábado, dia 22 de agosto, na cidade alemã de Leipzig, das 8h às 18h. Para participar da pré-seleção, é preciso se registrar pelo formulário que pode ser acessado clicando aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism e UKH