Acabaram as doses! Rio de Janeiro suspende vacinação de adolescentes
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Nesta quarta (1), estava prevista a repescagem de vacinação contra COVID-19 para adolescentes de 16 anos ou mais no município do Rio de Janeiro. No entanto, o calendário foi suspenso temporariamente. O motivo? Falta de doses.
- "Passaporte da vacina": Rio também exigirá comprovante de vacinação
- Rio testará terceira dose com Pfizer ou AstraZeneca em idosos
- Ladrão de vacinas furta 50 doses de CoronaVac no Rio
O anúncio foi feito pela própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que apontou a suspensão como consequência da falta de entrega de doses pelo Programa Nacional de Imunizações.
O que muda, com esse acontecimento, é que até segunda ordem, devem comparecer aos postos apenas as pessoas com 40 anos ou mais, além de gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência, com 12 anos ou mais. A aplicação da segunda dose continua a acontecer conforme a data prevista no comprovante da primeira dose.
Em paralelo, a secretaria também aproveitou a ocasião para confirmar o início da aplicação da terceira dose (ou seja, a dose de reforço) nos idosos residentes em instituições de longa permanência.
De acordo com o Ministério da Saúde, na última terça-feira (31) chegaram ao Brasil 1,1 milhão de doses da vacina da Pfizer, a única com autorização para aplicação em adolescentes. Mas as vacinas serão distribuídas aos estados e municípios nos próximos dias, após acerto entre representantes da União, estados e municípios, com a premissa de que a campanha de vacinação seja equânime em todo o país.
Fonte: Agência Brasil