Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A pandemia mudou a personalidade de quem tem menos de 30 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Setembro de 2022 às 10h54

Link copiado!

altanaka/envato
altanaka/envato

Há um consenso de que a personalidade humana tende a ser mais estável e, de forma geral, os traços de personalidade de um indivíduo não são tão influenciados pelo meio em que vive. No entanto, a pandemia da covid-19 parece ser um divisor no psicológico de alguns grupos, especialmente dos adultos mais jovens — aqueles que têm menos de 30 anos. É o que revelam cientistas norte-americanos.

Publicado na revista científica PLos ONE, o estudo sobre as mudanças na personalidade causadas pela pandemia da covid-19 foram liderados por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Pandemia afetou mais a personalidade dos jovens

“Ocorreu uma mudança de personalidade limitada no início da pandemia [2020], mas mudanças se tornaram marcantes a partir de 2021. É importante notar que a personalidade dos jovens adultos mudou mais, com aumentos acentuados no neuroticismo e declínios na amabilidade e consciência", afirmam os autores do estudo.

Em resumo, os adultos com menos de 30 anos se tornaram mais temperamentais e propensos ao estresse depois da pandemia. De forma geral, também estão menos confiantes, cooperativos e contidos. A questão é entender se essas mudanças serão permanentes na personalidade pós-pandemia ou se irão retroceder.

"Pesquisas futuras precisam continuar a acompanhar as tendências na mudança de personalidade para avaliar os possíveis resultados de longo prazo associados a essa mudança, principalmente para os grupos mais impactados", sugerem os autores.

Continua após a publicidade

Como o estudo sobre a mudanças na personalidade foi realizado?

No estudo, os pesquisadores usaram avaliações de personalidade que foram aplicadas, de forma virtual, em 7,1 mil voluntários nos EUA. As idades dos participantes variavam de 18 a 109 anos. Cada indivíduo foi analisado em cinco traços de personalidade:

  • Neuroticismo (estabilidade emocional ou tendência a vivenciar mais emoções negativas);
  • Extroversão (a pessoa ser "falante");
  • Abertura e imaginação ativa;
  • Conscienciosidade (pensa com frequência nos outros e está pronta para as demandas);
  • Amabilidade.

As avaliações foram feitas em três momentos: entre os anos de 2014 e fevereiro de 2020 (pré-pandemia); entre março a dezembro de 2020; e depois de 2021. No total, foram analisadas cerca de 18,6 mil questionários.

Continua após a publicidade

Interpretando os resultados através dos traços de personalidade

Segundo os autores do estudo, foram poucas mudanças entre os traços de personalidade pré-pandemia e 2020, com apenas um pequeno declínio no neuroticismo. No entanto, o segundo ano da covid trouxe mudanças mais significativas. A partir de 2021, é possível observar quedas na taxa de extroversão, abertura, amabilidade e consciência.

"A presente pesquisa se concentrou na mudança de personalidade durante a pandemia de coronavírus. É importante observar outros eventos coletivos significativos nos Estados Unidos durante esse período. A morte de George Floyd, os subsequentes protestos por justiça social, a reação aos protestos e a insurreição de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA são eventos significativos que ocorreram durante esse período que também podem ter moldado as mudanças observadas", aletram os pesquisadores sobre as limitações do estudo.

Vale lembrar que, para os brasileiros, a pesquisa deve ser interpretada com ainda mais cautela, já que os dados foram coletados apenas nos EUA. Neste ponto, estudos do tipo poderiam oferecer outros insights, se realizados nacionalmente. Neste ponto, em 2021, um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identificou que a pandemia causou algumas mudanças no estilo de vida.

Continua após a publicidade

Fonte: PLos ONE