Publicidade

Sim: orelha e nariz crescem à medida que envelhecemos

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Armin Rimoldi/Pexels
Armin Rimoldi/Pexels

Conforme envelhecemos, a orelha e o nariz continuam a crescer. No entanto, diferente do que se imagina, esse crescimento constante está relacionado à maneira como o envelhecimento afeta os tecidos. Ou seja: não se trata do surgimento de tecidos totalmente novos.

Uma estimativa apontada na revista científica BMJ diz que, quando chegamos aos 30 anos, as orelhas ficam cerca de 0,22 milímetros maiores por ano. Outro estudo mostrou que dá até para prever a idade de alguém ao observar o tamanho da orelha. O consenso na comunidade científica é que, quanto maiores as orelhas, mais velha costuma ser a pessoa.

A percepção de que o nariz fica maior também já esteve presente em uma série de estudos. Pesquisadores da Universidade de Milão, por exemplo, sugeriram que quando chegamos aos 65 a 80 anos, o nariz é 15% maior do que quando temos 18 a 30 anos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A orelha e o nariz ficam maiores?

Quando o ser humano se desenvolve, na infância, há realmente um crescimento dos tecidos. Mas não é isso o que acontece depois dos 20 anos, momento em que o nariz e a orelha já estão completamente desenvolvidos. 

Então o que acontece exatamente? Veja bem: as estruturas da orelha e do nariz são feitas de cartilagem, um tipo de tecido flexível e elástico. Com o passar do tempo, o corpo humano fica menos eficiente na produção de novas fibras de colágeno e elastina, e isso enfraquece a estrutura da cartilagem.

Outro fator que influencia nessa percepção é que a pele do nariz parece mais  pesada por causa do aumento da atividade das glândulas sebáceas — responsáveis pela produção de sebo, que ajuda a manter a pele do nariz hidratada e protegida. Esse peso adicional da pele projeta o nariz mais para frente e fortalece a ideia de que ele fica maior com o tempo.

Já no que diz respeito à orelha, a estrutura da cartilagem fica ligeiramente mais frouxa, ao que os ossos perdem a densidade. O envelhecimento também reduz o tônus ​​muscular dentro e ao redor não apenas das orelhas, como do nariz também, e é isso o que sustenta essas estruturas.

Dá para impedir essas mudanças?

Essa flacidez no nariz e na orelha não é preocupante, e é normal por causa da idade. Então, por mais que pesquisadores busquem formas de prevenir o envelhecimento das células, a ciência ainda está longe de fornecer uma solução, senão através de procedimentos estéticos (as famosas cirurgias plásticas) no nariz e na orelha.

Continua após a publicidade

Fonte: Forensic Science InternationalFrontiers in GeneticsNational Journal of Maxillofacial Surgery, BMJ