Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A duração do seu xixi pode revelar segredos sobre sua saúde; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Outubro de 2021 às 09h40

Link copiado!

Giorgio Trovato/Unsplash
Giorgio Trovato/Unsplash

Sabia que a duração do xixi pode dizer muito sobre a saúde de uma pessoa ou de um animal? Pesquisadores afirmam que animais de pequeno porte (menos de 3 kg) podem urinar em uma fração de segundo. A partir de 3 kg, a situação já é diferente, e a bexiga leva aproximadamente 21 segundos para ficar vazia.

Um estudo já chegou a verificar esse processo em uma variedade de animais de diferentes tamanhos e descobriu que a duração do xixi não tem apenas a ver com a pressão da bexiga, mas também com a gravidade. Em animais menores, o tempo de xixi é limitado pela tensão superficial da urina.

Bexigas de 0,5 kg e 100 kg ficam vazias quase com a mesma duração por um motivo: animais maiores têm uretra mais longa e, portanto, maior força gravitacional direcionando o fluxo. Essas uretras longas aumentam a taxa de fluxo de animais maiores, permitindo esvaziar a bexiga com a mesma duração.

Continua após a publicidade

A regra dos 20 segundos

Estar atento à duração do xixi também pode ser útil para o diagnóstico de doenças da bexiga. Segundo os pesquisadores, o desvio dessa duração do fluxo de urina pode ser uma indicação de infecção urinária ou problemas de próstata. Os urologistas apontam que, se uma pessoa cronometrar o tempo que leva para urinar e descobrir que demora muito mais ou muito menos do que 20 segundos, isso pode indicar que está segurando por muito tempo ou acender uma luz de alerta para que a pessoa consulte um especialista.

O mecanismo que controla a frequência urinária é, aparentemente, simples: quando a bexiga está cheia, envia sinais para o cérebro, já que a pressão do órgão também vai aumentando gradativamente. O cérebro, em resposta, pode avisar que a hora de ir ao banheiro não é a mais oportuna naquele momento e pedir para que a bexiga aguarde mais um pouco, até ficar insuportável por razões físicas e anatômicas. Quando essa comunicação entre bexiga e cérebro começa a falhar, alterações na frequência e no fluxo urinário também podem acontecer, como consequência.

Continua após a publicidade

Se a pessoa urinar com muita frequência e por muito menos de 20 segundos, pode acabar com uma "bexiga hiperativa": a bexiga parece cheia e leva à necessidade de urinar, mesmo quando não deveria. Isso pode ou não estar relacionado com doenças, como diabetes, que tem o aumento da vontade de urinar como um dos principais sintomas. Ademais, os especialistas ainda ressaltam que, à medida que os homens envelhecem, as taxas desse fluxo diminuem.

Bexiga de professor

Você já parou para pensar na rotina de um professor? Nem sempre, ele consegue ir ao banheiro, já que precisa estar o tempo todo a postos durante o horário de trabalho. Profissionais que precisam segurar urina por muito tempo (como enfermeiros, pilotos e tantos outros) acabam distendendo cronicamente o músculo da bexiga, o que pode levar a uma má funcionalidade do órgão no futuro.

O oposto também é verdadeiro: quem vai demais ao banheiro e sempre faz um esforçozinho para esvaziar a bexiga, pode acabar gerando um hábito nocivo ao "ensinar" ao cérebro que, a qualquer sinal de xixi guardado na bexiga, é hora de ir ao banheiro. Isso pode resultar em uma vontade insuportável de urinar mesmo quando a urina é pouca.

Continua após a publicidade

Fonte: Well + Good