SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

6 alimentos que podem te ajudar a dormir melhor

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Fevereiro de 2023 às 13h10

Link copiado!

Lobachad/Envato
Lobachad/Envato

Já descobrimos que, ao dormir, o metabolismo pode desacelerar de 10% a 15% em relação às horas em que se está acordado. Por isso, devemos parar de comer duas a três horas antes de dormir. No entanto, também é pertinente saber quais alimentos consumir na última refeição do dia, para que se tenha um sono mais saudável.

De acordo com a Sleep Foundation, há indícios de que certos alimentos podem deixá-lo com sono ou promover um sono melhor. Às vezes, isso é baseado em um estudo de pesquisa específico e, em outros casos, nos componentes nutricionais do alimento ou da bebida. Confira alguns desses itens que podem ajudar a dormir melhor:

Chá de camomila

Continua após a publicidade

Vamos começar por um que não é segredo para ninguém: o chá de camomila. Ele é bem conhecido por suas flavonas, uma classe de antioxidantes que reduzem a inflamação. Há também algumas evidências de que beber chá de camomila pode estimular o sistema imunológico, reduzir a ansiedade e a depressão.

O chá de camomila também contém apigenina, antioxidante que se liga a certos receptores do cérebro que podem promover sonolência e reduzir a insônia. Um estudo descobriu que beber esse chá por 2 semanas melhora a qualidade do sono.

Maracujá

Outro alimento muito conhecido por suas propriedades propícias para uma boa noite de sono é o maracujá, uma rica fonte de antioxidantes flavonoides. A fruta conta com um antioxidante específico chamado apigenina, responsável efeitos redutores da ansiedade do maracujá e pela produção de um efeito calmante.

Continua após a publicidade

Kiwi

Segundo o National Center for Biotechnology Information, comer kiwi pode melhorar o sono por conta de suas propriedades antioxidantes, capacidade de lidar com deficiências de folato (vitamina B9) e/ou alta concentração de serotonina (um dos neurotransmissores, relacionada com o humor das pessoas e grande causa da depressão).

Nozes

Continua após a publicidade

Nozes são frequentemente considerados bons alimentos para dormir. Embora as quantidades exatas possam variar, as nozes contêm melatonina, bem como minerais essenciais como o magnésio. Cientistas descobriram que uma combinação de melatonina, magnésio e zinco pode ajudar pessoas com insônia, por exemplo.

Salmão

Peixes gordurosos, como salmão e atum, contam com quantidades excepcionais de vitamina D, além de ácidos graxos ômega-3 saudáveis, especificamente ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). Essa combinação tem o potencial de melhorar a qualidade do sono, pois estudos já comprovaram aumento n a produção de serotonina.

Arroz branco

Continua após a publicidade

Um estudo comparou os hábitos de sono de 1.848 pessoas com base na ingestão de arroz, pão ou macarrão. Maior ingestão de arroz foi associada a um sono melhor do que pão ou macarrão, incluindo maior duração do sono. Mas os especialistas apontam que, apesar do papel potencial que comer arroz branco pode ter na promoção do sono, é melhor consumi-lo com moderação devido às suas baixas quantidades comparativas de fibras e nutrientes.

Fonte: Sleep Foundation, Healthline