Publicidade

5 partes do corpo consideradas "inúteis"

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

Que o corpo humano é cheio de mistérios, você provavelmente sabe. No entanto, já parou para pensar que algumas partes aparentemente não servem para nada? Existem músculos e até mesmo órgãos considerados por muitos como inúteis (ou nem tanto, já que alguns tenham sua serventia defendida por uma parcela da comunidade científica). Listamos alguns desses enigmas da biologia.

Apêndice

A seguinte questão é muito comum: para que serve o apêndice? Por muito tempo, considerou-se este órgão linfático como uma verdadeira inutilidade, que só era lembrada no desenvolvimento de quadros de apendicite. Esse tubo fino no abdome inferior direito, localizado onde o intestino delgado encontra o intestino grosso, não tinha sua função muito clara, o que leva alguns cientistas a acreditar que se trata de um resquício evolutivo incapaz de trazer benefícios à saúde.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, justiça seja feita: recentemente, um grupo de pesquisadores já descobriu que o apêndice possui uma espécie de película constituída por bactérias benéficas, responsáveis pela produção de ácidos capazes de atravessar a corrente sanguínea e proteger o cérebro. Essas bactérias suprem possíveis faltas no intestino, durante um caso de diarreia, por exemplo. Além dessa função de armazenar bactérias, o apêndice também ajuda o intestino a responder a determinadas ameaças.

Dentes do siso

Os dentes do siso são o pesadelo de muitos. Os terceiros molares humanos podem ser usados ​​para mastigar alimentos, mas muitas vezes são considerados desnecessários, uma vez que, quando crescem, não emergem corretamente através das gengivas, uma vez que as mandíbulas dos humanos geralmente são pequenas demais para acomodá-los.

Na antiguidade, os humanos comiam dietas cheias de nozes duras, vegetais não cozidos, carnes de caça e outros alimentos duros, mas com o tempo, as pessoas passaram a consumir alimentos mais macios, parando de maximizar o potencial de crescimento da mandíbula.

Cóccix

O cóccix é um pequeno osso triangular que forma a parte terminal da coluna vertebral, e contribui com a formação das paredes da pelve verdadeira. No entanto, os cientistas estimam que essa parte do corpo perdeu sua função original ao longo do tempo evolutivo, considerando que antes era parte de uma cauda real, e agora consiste em três a cinco vértebras rudimentares fundidas para formar um único osso.

Ainda que não tenha mais a sua serventia original, o cóccix ainda assim atua como um importante local de inserção para múltiplos músculos, ligamentos e tendões — ou seja, é um daqueles casos em que parece inútil, mas não é.

Continua após a publicidade

Mamilos masculinos

No útero, todos os embriões humanos inicialmente desenvolvem todas as mesmas partes e, cerca de sete semanas depois, os sexos começam a divergir. Os mamilos começam a se formar antes disso, então todos os humanos os têm, independente do sexo. É claro que são considerados muito importantes para lactação, mas nos homens, isso é diferente.

Acontece que os homens não possuem os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionarem, enquanto nas mulheres o liquído começa a ser fabricados horas antes ou depois do parto. Isso graças à prolactina, que estimula a produção do leite, e a citosina, que permite a saída do líquido. Mas em alguns casos de distúrbio hormonal, homens conseguem produzir leite, o que é mais comum na adolescência, onde ainda não se tem um equilíbrio hormonal.

Músculos auriculares

Continua após a publicidade

A aurícula ou pavilhão auditivo é a parte visível da orelha na parte externa da cabeça, e os músculos auriculares também perderam toda ou a maior parte de sua função original ao longo do tempo evolutivo. Embora muitos animais possam girar suas orelhas em resposta aos sons, os humanos perderam essa habilidade e alguns nem conseguem mexer as orelhas, então esses músculos integram as partes do corpo consideradas como inúteis.

Fonte: Live Science, Business Insider