Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 fatos incríveis sobre o corpo humano

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Julho de 2022 às 17h57

Link copiado!

Westend61/Envato
Westend61/Envato

De todos os conhecimentos incríveis que a ciência nos traz, alguns dos mais curiosos podem estar mais perto do que você imagina: basta se olhar no espelho para testemunhar alguns deles — sim, estamos falando do corpo humano! Há muitas coisas surpreendentes em nós, Homo sapiens, das mais simples às mais complexas. Vamos, então, à nossa lista de 10 fatos incríveis sobre o corpo humano?

A infância é osso

Continua após a publicidade

Os bebês humanos nascem com cerca de 300 ossos em seu corpo: à medida que crescem, no entanto, alguns deles acabam se fundindo e virando uma estrutura só, unificando e fortalecendo o esqueleto. Quando chegamos à vida adulta, o número de ossos diminui para 206, quase 100 a menos do que nossa contraparte recém-nascida.

Na palma da mão

Falando em ossos, mais da metade de todas as estruturas ósseas do corpo estão localizadas nas mãos, pulsos, pés e tornozelos: precisamos dessa seccionalidade para garantir a boa movimentação e flexibilidade para segurar objetos e andar sem quebrar nada no esqueleto.

Continua após a publicidade

Fábrica celular a todo vapor

A cada segundo, nosso corpo fabrica cerca de 25 milhões de novas células, tanto para substituir as que morrem quanto para suprir as necessidades do organismo. Isso significa que a cada 9 segundos, seu corpo terá feito mais células do que toda a população brasileira. É célula para dar e vender.

Davi e Golias

Continua após a publicidade

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir. Uma pessoa com 1,80 cm de altura tem um fêmur de cerca de 50 cm: o direito, aliás, costuma ser um pouco menor do que o esquerdo.

Já o menor de todos os ossos é o estribo, que mede 0,25 cm e fica no ouvido, sendo ligado a outro osso, a bigorna, pela menor articulação do corpo humano. Quando ele quebra, não se reconstitui naturalmente, já que fica num local sensível do corpo. Quando perde a função, é preciso fazer uma cirurgia para recolocá-lo ou substituí-lo por uma prótese de policarbonato.

Veias quilométricas

Continua após a publicidade

Juntando todas as veias do corpo de um humano adulto, conseguimos atingir distâncias de, calcula-se, 96 mil a 160 mil quilômetros de comprimento: caso tirássemos todas elas do nosso organismo e as dispuséssemos ao redor do mundo, seria possível cobrir toda a circunferência da Terra mais do que 3 vezes.

Dente é osso? Tente de novo!

Continua após a publicidade

Os nossos dentes, embora sejam considerados parte do sistema esquelético (que envolve ossos, cartilagens, ligamentos e tendões), não são contados como ossos, ficando de fora dos 206 que já citamos estarem presentes em nosso organismo. Será por isso que os especialistas que cuidam deles não são ortopedistas?

Nota E em consumo de energia

Apesar de representar apenas 2% da massa de nosso corpo, o cérebro usa cerca de 20% de todo o oxigênio e suprimento sanguíneo do corpo: e não é à toa, já que o órgão é extremamente importante na coordenação e funcionamento de todo o organismo. Mesmo assim, é um enorme gasto de energia: certamente a tabela de eficiência energética do INMETRO daria uma nota ruim caso o órgão fosse um eletrodoméstico.

Continua após a publicidade

Maratonistas por natureza

Comparando nossas capacidades físicas com as de outros animais, fica claro que os humanos não têm os corpos maiores, mais fortes ou mais rápidos. Além da nossa inteligência, no entanto, há outra coisa em que somos bons: corridas de longa distância. Pernas compridas, postura ereta e habilidade de dissipar calor via suor nos tornam bons corredores.

Tanto é que, no início da espécie humana, costumávamos caçar as presas correndo atrás delas por longos períodos de tempo, até que eles literalmente morressem de exaustão: a técnica é conhecida como caçada de persistência.

Continua após a publicidade

Líquido, líquido, líquido

Essa também é mais conhecida: cerca de 60% do nosso corpo é feito de água. Quer dizer, há muito do líquido no corpo, mas ele está presente tanto no sangue quanto dentro das células, na umidade dos órgãos e tecidos e em reservas espalhadas pelo organismo. Sabe quando você diz que está bebendo bastante líquido e metade dele é café e cerveja? Bom, é tipo isso.

Osso duro de roer

Continua após a publicidade

Em questão de resistência, nossos ossos são mais fortes do que aço: um bloco de osso do tamanho de uma caixa de fósforos consegue suportar mais de 8.000 kg de peso. Lembra o que dissemos sobre a resistência do fêmur? Pois apesar dele ser o mais resistente, todos os ossos do nosso corpo também aguentam bastante.

Fonte: Orthopaedic Specialty Group