17 tipos de câncer mais comuns em jovens adultos
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Já sabemos quais são os tipos de câncer mais comuns no Brasil, mas agora um novo estudo desenvolvido pela American Cancer Society e publicado na revista The Lancet Public Health revelou quais são os 17 tipos de câncer mais comuns em jovens adultos (millennials, nascidos após o início da década de 1980 até a primeira metade da década de 1990) e geração X (nascidos entre o início dos anos 1960 e o início dos anos 1980).
O estudo contou com dados de 23.654.000 de pacientes diagnosticados com 34 tipos de câncer e 7.348.137 mortes por 25 tipos de câncer para indivíduos com idades entre 25 e 84 anos (de 1º de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2019).
A descoberta dos pesquisadores é que as taxas de incidência continuaram a aumentar em gerações sucessivamente mais jovens em 17 dos 34 tipos de câncer.
"Essas descobertas se somam à crescente evidência de aumento do risco de câncer em gerações pós-Baby Boomer [nascidos entre 1946 e 1964], expandindo descobertas anteriores", dizem os autores em comunicado divulgado pela própria American Cancer Society.
Câncer entre Millennials e Geração X
“Embora tenhamos identificado tendências de câncer associadas a anos de nascimento, ainda não temos uma explicação clara para o porquê dessas taxas estarem aumentando", completam os pesquisadores.
Segundo o estudo, entre os tipos de câncer, a taxa de incidência na coorte de nascimento de 1990 variou de 12% para câncer de ovário a 169% para câncer de corpo uterino, maior do que a taxa na coorte de nascimento com a menor taxa de incidência.
As taxas de mortalidade aumentaram em coortes de nascimentos sucessivamente mais jovens, juntamente com as taxas de incidência de câncer de fígado (somente mulheres), corpo uterino, vesícula biliar, testículo e câncer colorretal.
De acordo com a equipe, os dados "destacam a necessidade crítica de identificar e abordar fatores de risco nas populações da Geração X e Millennial para informar estratégias de prevenção".
O estudo ainda destaca que "o crescente fardo do câncer entre as gerações mais jovens ressalta a importância de garantir que pessoas de todas as idades tenham acesso a um seguro de saúde acessível e abrangente, um fator-chave nos resultados".
17 tipos de câncer mais comuns em jovens adultos
A lista com os 17 tipos de câncer mais comuns em jovens adultos é a seguinte:
- Adenocarcinoma de cárdia gástrica
- Câncer de intestino delgado
- Câncer de mama receptor de estrogênio positivo
- Câncer de ovário
- Carcinoma hepatocelular e carcinoma do ducto biliar intra-hepático em mulheres
- Câncer de boca e faringe não associados ao HPV em mulheres
- Câncer de ânus
- Câncer colorretal
- Câncer de corpo do útero
- Câncer de vesícula biliar e outros cânceres biliares
- Câncer de rim e pelve renal
- Câncer de pâncreas
- Mieloma múltiplo
- Câncer gástrico não cárdia
- Câncer de testículo
- Leucemia
- Sarcoma de Kaposi (afeta o revestimento dos vasos sanguíneos e linfáticos, em homens)
A conclusão do estudo é que esse aumento nas taxas de câncer entre o grupo mais jovem de pessoas indica mudanças geracionais no risco de câncer e frequentemente serve como um indicador precoce da carga futura de câncer na população. O alerta é que, sem intervenções efetivas, um aumento geral na carga de câncer pode ocorrer no futuro.