Publicidade

Youtuber tenta ficar 100 dias no metaverso e resultado surpreende; veja o vídeo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Fevereiro de 2022 às 16h38

Link copiado!

Ryan Trahan/YouTube
Ryan Trahan/YouTube

O criador de conteúdo Ryan Trahan decidiu fazer um experimento curioso: registrar o que acontece com quem passa 100 dias dentro do metaverso do VRChat. Ele gravou diariamente vídeos com a progressão, editou tudo e publicou sem seu canal do YouTube a odisseia de mais de três meses.

Ryan entrou de cabeça (e óculos de realidade virtual) na experiência e passou a fazer absolutamente tudo com o mundo digital ativado, o que inclui refeições, escovar os dentes, usar o banheiro e dormir. Os registros mostram o cotidiano no mundo imersivo, com jogos online, exploração de ambientes e interação com desconhecidos.

O vídeo já tem quase 12 milhões de visualizações e não para de crescer. Confira na íntegra:

Continua após a publicidade

Logo nos primeiros dias, o jovem conheceu um avatar de stormtrooper chamado Klay, que o auxiliou na jornada de desbravar o metaverso. O youtuber remodelou sua aparência, jogou minigolfe, foi ao cinema, correu em pistas virtuais, passeou pela praia, foi ao zoológico, explorou Marte e teve várias outras experiências divertidas.

Se no início tudo era festa, não dá para dizer o mesmo conforme as semanas passaram. Ryan começou a apresentar sinais de cansaço até que, a partir do 50ª dia, o amigo Klay parou de entrar no mundo virtual e a coisa "perdeu a graça".

Ele chegou a organizar uma festa para ver se conhecia mais pessoas ou se tornava popular, mas isso não foi suficiente. O criador de conteúdo então começou a refletir sobre o ambiente digital e seus possíveis desdobramentos na vida das pessoas. Será que perder alguém tão importante por lá seria o equivalente a uma morte no meio físico?

Continua após a publicidade

Uma experiência quase real

Essa experiência negativa parece ter mexido profundamente com a cabeça e os sentimentos do jovem. Ryan concluiu que o metaverso pode ser algo muito positivo, mas que é necessário passar mais tempo no mundo real, caso contrário cria-se uma dependência de algo que não existe.

A parte bacana é ver como o metaverso já está densamente povoado, mesmo antes de se popularizar. É possível notar que grandes marcas já reservaram seu espaço por lá, como o caso do McDonalds, onde a dupla se encontrava diariamente para iniciar as aventuras, e os salgadinhos Doritos, que eram comidos como "refeição digital".

Continua após a publicidade

No fim das contas, ele acabou reencontrando o amigo Klay no VRChat e ambos marcaram um encontro real para se conhecerem. O local, obviamente, foi uma loja do McDonalds, onde eles puderam finalmente transformar a amizade digital em algo físico.

Apesar de ter chamado a atenção agora, essa não foi a primeira iniciativa do tipo feita pelo youtuber. Em dezembro de 2021, ele fez uma experiência muito parecida no universo de Minecraft VR.

Fonte: Ryan Trahan