Publicidade

Xiaomi quer transformar fábricas com robôs humanoides em 5 anos

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/DigitNews
Reprodução/DigitNews
Tudo sobre Xiaomi

O CEO da Xiaomi, Lei Jun, usou uma entrevista recente para fazer previsões sobre o futuro da automação industrial e o papel da Inteligência Artificial (IA). O executivo afirmou que robôs humanoides serão amplamente aplicados nas fábricas da marca nos próximos cinco anos para aumentar a eficiência da produção.

Jun acredita que a IA reinventará todos os setores tradicionais, já que "cada indústria vale a pena ser reinventada com IA", segundo ele.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Atualmente, a Xiaomi já opera uma fábrica de "luzes apagadas" (ou seja, totalmente automatizada) em Pequim. Ela é capaz de funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana, sem humanos na linha de produção, fabricando cerca de 10 milhões de smartphones por ano.

Esta instalação utiliza modelos visuais de IA e raios-X para inspeção de qualidade, e por isso alcança uma eficiência dez vezes superior ao monitoramento manual.

Xiaomi contrata ex-engenheiro da Tesla

A declaração de Jun foi divulgada na mesma semana que a Xiaomi reforçou sua equipe de robótica com uma contratação estratégica para acelerar o desenvolvimento de seus robôs humanoides. Trata-se de Zach Lu Zeyu, ex-engenheiro sênior do time do robô Optimus da Tesla.

Lu irá liderar a pesquisa e desenvolvimento de mãos robóticas de alta destreza (ou seja, estabilidade e precisão) na divisão de robótica da Xiaomi. 

O profissional possui doutorado pela Universidade Nacional de Cingapura e passagens pelas renomadas universidades Johns Hopkins e Tsinghua.

O setor de robótica da empresa passa por uma expansão, com centenas de vagas abertas e posições específicas para o projeto de mãos robóticas.

Continua após a publicidade

No passado, a Xiaomi já havia apresentado protótipos anteriores, incluindo duas gerações do cão-robô CyberDog, e o humanoide CyberOne, em 2022.

Além disso, a Xiaomi lançou recentemente o MiMo-Embodied, um modelo de IA incorporada de código aberto, que une a contextualização e interpretação de comandos, com ações robóticas.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Saiba por que as câmeras do Huawei Pura 80 Pro são tão boas: