Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô humanoide da Tesla ganha aparência ainda mais humana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Dezembro de 2023 às 18h54

Link copiado!

Reprodução/X/Elon Musk
Reprodução/X/Elon Musk
Tudo sobre Tesla

Nesta quarta-feira (13), a Tesla anunciou o Optimus Gen 2, uma versão repaginada de seu robô humanoide, apresentado pela primeira vez em 2022. A novidade veio a público através da conta do CEO da empresa, Elon Musk, através de sua conta do X (antigo Twitter).

A promessa é que o Optimus Gen 2 é 10 kg mais leve que sua versão anterior, além de ser 30% mais rápido, mais suave e com um leque maior de capacidades. Até mesmo a aparência do robô está mais concentrada em manter um aspecto ainda mais próximo do humano.

Na publicação, vemos a evolução do robô através de protótipos anteriores produzidos pela Tesla, o que permite a comparação. Veja:

Continua após a publicidade

No vídeo publicado por Musk, é possível ver que o robô conta com um formato de pé mais humano com seções articuladas dos dedos dos pés e sensores de força/torque, além de mãos totalmente novas, com mais liberdade de movimento e sensores táteis em todos os dedos para permitir uma manipulação mais hábil de objetos.

Aparentemente, o robô está apto a realizar movimentos que exijam destreza e delicadeza, uma vez que no vídeo, aparece segurando um ovo com maestria.

A expectativa da Tesla é que esse novo protótipo seja mais aerodinâmico, com muito mais equilíbrio. Como é possível observar no vídeo, a novidade tecnológica também ganhou a habilidade de dançar. O vídeo do Optimus Gen 2 se encerra encorajando o público a aguardar pelas novidades.

Robôs com destreza

Além do Optimus Gen 2, tem sido notável uma concentração por parte da comunidade científica em produzir robôs que sejam hábeis em movimentos delicados e que exijam destreza. No ano passado, pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA, desenvolveram mãos robóticas que fazem movimentos fortes e delicados ao mesmo tempo.

Fonte: Elon Musk (X)