Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô humanoide Tesla Optimus pode ser revelado hoje (30) por Elon Musk

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2022 às 14h52

Link copiado!

Youtube/Tesla
Youtube/Tesla
Tudo sobre Tesla

O CEO da Tesla, Elon Musk, deve apresentar o protótipo do seu robô Optimus nesta sexta-feira (30) para investidores, clientes e funcionários. O lançamento será feito durante o evento o AI Day, criado para ressaltar os avanços de inteligência artificial (IA) na empresa do bilionário. A máquina terá um visual humanoide e inteligência artificial apurada para realizar tarefas.

O robô deve ser o protagonista do evento programado pela Tesla para tratar sobre a tecnologia de direção autônoma. A promessa é de exibir muitos detalhes técnicos e demonstrações de hardware para impressionar o público, e, principalmente, engenheiros interessados em participar do projeto. A empresa começou a buscar por especialistas no segundo semestre de 2021, mas o elevado nível de especialização dificulta o recrutamento.

Continua após a publicidade

As pessoas estão ansiosas para ver como o Optimus funcionará, principalmente em situações fora do comum, como obstáculos e desordem. O robô foi anunciado em agosto do ano passado, mas somente agora deve ser apresentado oficialmente ao mundo. A Tesla até adiou a realização do evendo em dois meses para poder exibir o protótipo finalizado.

Musk acredita que a divisão de robótica deve superar a de produção de carros quando a produção dos robôs começar, possivelmente já em 2023. As primeiras máquinas devem operar em fábricas da Tesla, ajudando na linha de produção dos automóveis.

Robôs em alta na Tesla

Continua após a publicidade

O fundador da empresa acredita que, no futuro, os robôs poderão ser usados para executar tarefas de casa, como preparar o jantar, limpar a casa ou cortar a grama. Outro propósito seria atuar como companhia para cuidar de idosos, ser amigo de seres humanos e até atuar como um "parceiro sexual".

O nome Optimus é uma clara alusão ao líder dos Autobots, da franquia Transformers. A ideia é que ele execute trabalhos repetitivos ou perigosos, como mover peças pesadas, apertar parafusos ou usar sensores para monitorar os arredores.

De acordo com as características apresentadas no ano passado, o robô deve ter aparência humanoide e ser bípede. É esperada uma altura de 1,75m e 65kg de peso — bastante leve para uma máquina. Essas dimensões darão à máquina a capacidade de carregar até 18kg em uma velocidade de caminhada de 8km/h.

Um androide seria viável hoje?

Continua após a publicidade

Especialistas em robótica, contudo, são céticos quanto ao funcionamento do robô prometido por Musk. "Há tanta coisa sobre o que as pessoas podem fazer com destreza que é muito, muito difícil para os robôs. E isso não vai mudar se o robô é um braço robótico ou se tem a forma de um humanoide", explicou o diretor de tecnologia da Agility Robotics, Jonathan Hurst, à Reuters.

Na época do anúncio, parte do mercado reagiu de forma negativa, já que empresas dedicadas à robótica dizem ainda não estarem avançadas o suficiente para criar androides funcionais. Projetar um robô capaz de pensar por conta própria e ainda conviver com os seres humanos parece ser algo ainda mais distante.

O jeito é esperar para ver o que Elon Musk e sua trupe vão mostrar para o mundo. Uma coisa é certa: é bom você já preparar caso o Optimius vire um Megatron.

Fonte: Reuters