Panasonic quer lançar robô doméstico para organizar e dobrar suas roupas

Por Redação | 21.11.2016 às 19:22

A Panasonic resolveu revolucionar a maneira como estamos acostumados a lavar e organizar roupas. A empresa está investindo milhões de dólares em um robô capaz de reduzir o tempo gasto para organizar roupas lavadas, pois é capaz de separar o que está limpo do que está sujo e dobrar o que está pronto para ir para o armário. A gigante japonesa está desembolsando US$ 60 milhões nos serviços de uma startup chamada Seven Dreamers, que comanda a parte robótica da coisa e está no mercado desde outubro do ano passado.

Usar robôs nas tarefas domésticas é algo que vem sendo imaginado desde Os Jetsons, de Hanna-Barbera, e as empresas de tecnologia estão mesmo dando crédito a essa possibilidade já há alguns anos. E o Laundroid — como foi batizado o robô — consegue dobrar uma camiseta em 10 minutos e separar toda a roupa por tipos e cores.

Ainda não se tem uma ideia de quanto irá custar o robô, que tem o tamanho de um refrigerador. Por enquanto, a Panasonic está financiando apenas 10 unidades do produto, talvez para uma fase de testes com os consumidores.

Funciona assim: o usuário coloca as roupas em uma gaveta na parte inferior do Laundroid. A partir daí o robô identifica, separa e dobra as roupas com a ajuda de um software para reconhecimento de imagens, usando robótica avançada e machine learning. Vários tipos de peças podem ser reconhecidos, como camisetas, saias, shorts e calças.

O novo robô deve ser apresentado em janeiro do ano que vem, sob o guarda-chuva da Panasonic, durante a Consumer Electronics Show, e lançado em março no mercado.

Via The Telegraph