Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o Ollie, um robô que balança a cauda para dar cambalhotas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2021 às 17h30

Link copiado!

Reprodução/Tencent Robotics
Reprodução/Tencent Robotics

Robôs inspirados em animais de verdade ganharam mais espaço desde que a Boston Dynamics anunciou a criação do Spot, em 2018. De lá pra cá outros concorrentes seguiram a mesma ideia copiando exemplos na natureza, mas agora a companhia chinesa Tencent Robotics desenvolveu um androide que sacode a cauda para fazer acrobacias.

Em vez de patas ou pés, o Ollie se movimenta sobre duas rodas que dão ao robô estabilidade suficiente para vencer qualquer tipo de obstáculo. A cauda multifuncional ajuda no equilíbrio e também serve como base de apoio para que ele fique em pé, funcionando como uma espécie de terceira perna.

Em um vídeo publicado recentemente na internet, os criadores do Ollie mostram do que o robô é capaz. Ele consegue subir e descer escadas, andar por terrenos acidentados e modificar a configuração das pernas para vencer barreiras. Além disso, ele resiste a empurrões e ainda pode servir um cafezinho.

Continua após a publicidade

Habilidades

Segundo a Tencent, o Ollie pode pular degraus com até 40 cm de altura e seu salto na vertical pode atingir impressionantes 60 cm. Com um impulso gerado pelo balanço da cauda, ele consegue realizar um salto mortal de 360 graus e cair de pé, uma manobra que deixaria um atleta olímpico com a boca aberta.

Toda essa habilidade de vencer obstáculos e planejar trajetórias vem dos sensores espalhados pelo corpo do robô. Esse sistema garante uma autonomia otimizada para ajustar cada articulação, corrigindo a postura corporal de acordo com o ambiente e a configuração de cada terreno.

Continua após a publicidade

Para dar uma cambalhota, por exemplo, o Ollie calcula seus movimentos em três estágios distintos: decolagem, voo e pouso. Em cada uma dessas fases, o robô aplica uma força diferente para maximizar o desempenho dos motores das juntas, permitindo uma mobilidade muito maior.

Mais testes

A primeira versão do Ollie foi apresentada durante a Conferência Internacional de Robótica e Automação (ICRA 2021) no começo do mês. Mas uma versão comercial, com todas as funções desenvolvidas e aprimoradas para o mundo real, ainda está longe de chegar ao público comum.

Continua após a publicidade

Segundo os executivos da Tencent Robotics, o robô ainda está na fase de desenvolvimento e pesquisa. Antes de colocar o Ollie à venda, eles pretendem aperfeiçoar os módulos funcionais, como os braços robóticos, para que o androide possa ser usado em tarefas domésticas que exigem movimentos mais refinados.

Pelo menos por enquanto, o Ollie vai ficar no laboratório até que esteja pronto para competir de igual para igual e até mesmo superar os irmãos robóticos, que já são tantos que poderiam até fazer parte de um zoológico futurista cibernético, com “espécies” de duas, três ou quatro patas.

Fonte: Spectrum