Publicidade

Os robôs da Boston Dynamics agora praticam parkour

Por| 11 de Outubro de 2018 às 21h20

Link copiado!

Captura/YouTube
Captura/YouTube

Lembra da Boston Dynamics, aquela empresa responsável por robôs que dão cambalhotas, abrem portas e tudo mais? Pois bem, agora as produções da companhia atingiram um novo nível: o do parkour.

Um vídeo divulgado pela companhia no YouTube mostra o Atlas, um dos seus robôs mais humanoides, executando algumas ações simples, mas impressionantes para uma máquina. Ele começa pulando um tronco com altura de poucos centímetros. Em seguida, o robô sobre em patamares intercalando os passos em uma altura próxima de 40 centímetros de subida.

“O software de controle usa todo o corpo, incluindo pernas, braços e o torso, para direcionar a energia e força ao pulo sobre o tronco de madeira e subindo degraus sem quebrar o ritmo (40 cm a altura do degrau). O Atlas usa visão computacional para identificar a si mesmo respeitando marcas visíveis de aproximação para acertar o chão de forma correta”, explica a descrição do vídeo.

Continua após a publicidade

Esta novidade entra na lista, apresentada em vídeos da empresa, em que mostra seus robôs executando um mortal de costas, abrindo portas, lavando pratos, correndo em uma trilha e erguendo caixas.

Até o momento, a Boston Dynamics não informou se há funcionalidades (para além da montagem de vídeos super legais) para estes robôs. O mote da empresa é “mudar a sua ideia do que um robô pode fazer”. Atualmente, ela conta com 9 modelos diferentes de robôs criados, desde formatos semelhantes a cachorros ou parecidos com humanos.

Fonte: Youtube