Siga o @canaltech no instagram

Os robôs da Boston Dynamics agora praticam parkour

Por Wagner Wakka | 11 de Outubro de 2018 às 21h20
Captura/YouTube

Lembra da Boston Dynamics, aquela empresa responsável por robôs que dão cambalhotas, abrem portas e tudo mais? Pois bem, agora as produções da companhia atingiram um novo nível: o do parkour.

Um vídeo divulgado pela companhia no YouTube mostra o Atlas, um dos seus robôs mais humanoides, executando algumas ações simples, mas impressionantes para uma máquina. Ele começa pulando um tronco com altura de poucos centímetros. Em seguida, o robô sobre em patamares intercalando os passos em uma altura próxima de 40 centímetros de subida.

“O software de controle usa todo o corpo, incluindo pernas, braços e o torso, para direcionar a energia e força ao pulo sobre o tronco de madeira e subindo degraus sem quebrar o ritmo (40 cm a altura do degrau). O Atlas usa visão computacional para identificar a si mesmo respeitando marcas visíveis de aproximação para acertar o chão de forma correta”, explica a descrição do vídeo.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Esta novidade entra na lista, apresentada em vídeos da empresa, em que mostra seus robôs executando um mortal de costas, abrindo portas, lavando pratos, correndo em uma trilha e erguendo caixas.

Até o momento, a Boston Dynamics não informou se há funcionalidades (para além da montagem de vídeos super legais) para estes robôs. O mote da empresa é “mudar a sua ideia do que um robô pode fazer”. Atualmente, ela conta com 9 modelos diferentes de robôs criados, desde formatos semelhantes a cachorros ou parecidos com humanos.

Fonte: Youtube

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.