Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa que construiu réplica do BB-8 agora tem fábrica de robôs policiais

Por| 20 de Maio de 2020 às 23h50

Link copiado!

Sphero
Sphero

O carismático BB-8 é uma das figuras mais carismáticas da terceira trilogia de Star Wars. Seu jeitinho meio bobo, contudo, não combina muito para ações policiais, como detonar bombas ou procurar por drogas, certo? Bem, autoridades também acreditam que não, mas veem muito potencial na empresa que os criou. Por isso, a Sphero, que criou as réplicas do robozinho e do emblemático R2D2, agora tem uma subsidiária chamada Company Six, que será responsável por essa nova frente.

Sphero afirmou que está usando a experiência adquirida com a fabricação de brinquedos para criar produtos robóticos para "polícia, bombeiros, paramédicos, militares e outros com trabalhos perigosos". Isso deve incluir pequenos autômatos para vigilância e missões de reconhecimento em cenários perigosos, como incêndios, situações com reféns, identificação de laboratórios de entorpecentes e até busca por cadáveres em locais inóspitos.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não há mais detalhes sobre as unidades em desenvolvimento, mas é de se esperar que algumas das funções que chamaram a atenção nos brinquedos também possam dar as caras nesses novos produtos — a exemplo do design refinado. Ainda não há previsão de quando essas unidades sejam lançadas.

Vale destacar que o uso de robôs em operações policiais já vêm acontecendo há algum tempo. Em 2016, o Esquadrão de Bombas do Departamento de Polícia de Cleveland recrutou a ajuda de estudantes do ensino médio para construir um robô para avaliar remotamente áreas perigosas em busca de ameaças. Atualmente, companhias desse setor, como a ReconRobotics e a Roboteam, fabricam soluções como o Throwbot 2 Robot e Iris, respectivamente — ambos são usados para exploração de terrenos de até 5 cm de altura.

Desse jeito, não se surpreenda se em breve surgir um projeto parecido com um Robocop por aí...

Fonte: Gizmodo