Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spot, o “cão-robô” da Boston Dynamics, já consegue organizar gado em fazendas

Por| 20 de Maio de 2020 às 14h16

Link copiado!

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
Tudo sobre Boston Dynamics

Em um vídeo que certamente não vai fazer você pensar na piadinha infame do nascimento da Skynet, o “cão-robô” Spot, criado pela gigante da robótica Boston Dynamics, foi capturado em vídeo realizando, sozinho, a função de pastorear o gado. Na gravação em questão, assinada pela empresa Rocos (também da área robótica), Spot está direcionando um rebanho de ovelhas por um amplo pasto na Nova Zelândia.

"Os robôs, como o Spot da Boston Dynamics, aprimoram a exatidão de expectativa de coletas [de plantações], aliviam o impacto de falta de trabalhadores do campo e criam maior precisão nos trabalhos da fazenda”, diz a descrição do vídeo publicado pela Rocos no YouTube.

Durante a reprodução do vídeo, a Rocos ainda assinala o desejo de criar um sistema de gerenciamento remoto para cuidar de vários modelos Spot, dando aos robôs maior independência de ações ao responderem de forma autônoma a um ponto central de informações, ao mesmo tempo em que libera trabalhadores humanos para realizar outras e mais complexas funções.

Continua após a publicidade

O vídeo mostra Spot navegando por terrenos irregulares como planícies rochosas, cruzando pontes de madeira e, obviamente organizando e direcionando ovelhas. O robô é capaz de fazer tudo isso sem cair, tropeçar ou errar ações graças à série de sensores e câmeras infravermelhas dispostas em seu corpo, escondidos sob a carcaça externa. Aliado a isso, temos uma tecnologia de mapeamento de terreno 3D em tempo real, o que traz exatidão extrema na navegação do pequeno notável.

Vídeos anteriores já mostravam as capacidades do Spot em navegar por adversidades, desde humanos chutando-o (uma avaliação bruta para assegurar que ele não cai com facilidade) até ele subindo e descendo escadas dentro de uma casa (provando que a sua navegação não é apenas em linhas retas, mas também considera elevações). Este vídeo no pasto, porém, reúne todas essas características em uma aplicação mais prática.

Organizar e direcionar rebanhos não é uma atividade estranha aos robôs, já que em 2013, pesquisadores da indústria baseados em Sydney, na Austrália, conseguiram fazer com que um robô chamado “Rover” direcionasse uma porção de vacas em um pasto, embora naquela ocasião o terreno percorrido fosse bem menor e com um objetivo específico (levar os animais do ponto A ao ponto B). Neste caso, a coisa parece ser mais aleatória.

A Boston Dynamics é conhecida por criar robôs de variadas funções, mas empregando alta tecnologia. Diversos modelos seus realizaram feitos impressionantes, como manobras de parkour (como saltos mortais para trás e transpor caixas aos pulos), até aplicações mais interativas, como recentes registros mostrando alguns modelos da empresa auxiliando médicos em diagnósticos do novo coronavírus (SARS-CoV-2) até monitoramento de parques e ambientes públicos a fim de relembrar pessoas sobre a importância do distanciamento e isolamento social.

Continua após a publicidade

Fonte: Rocos, via YouTube