Publicidade

Amazon treina robôs para pularem de vans elétricas e entregarem encomendas

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Gerado por IA/ChatGPT
Gerado por IA/ChatGPT
Tudo sobre Amazon

A Amazon está desenvolvendo software de inteligência artificial (IA) para que robôs possam atuar como entregadores de encomendas. De acordo com informações do portal The Information, o equipamento seria transportado em vans elétricas fabricadas pela Rivian. O objetivo seria fazer com que os robôs consigam sair dos veículos sozinhos e entreguem os pacotes aos destinatários.

Fontes não identificadas apontam que a empresa está finalizando uma nova instalação dedicada a testar esse tipo de tecnologia. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A construção seria chamada internamente de "parque humanoide", e estaria localizada em um dos escritórios da Amazon em São Francisco, EUA. Especula-se que o espaço seja relativamente pequeno, com o tamanho aproximado de uma cafeteria. 

Nele, há um percurso de obstáculos e uma van da Rivian destinada ao treinamento. Segundo informações, os robôs humanoides pegam carona na parte traseira do veículo e pulam para entregar pacotes. 

Vários tipos de robôs humanoides seriam testados na instalação, incluindo um modelo da companhia chinesa Unitree, e com preço aproximado de US$ 16 mil — ou R$ 89 mil em conversão direta. 

Amazon já confirmou ampliação de uso da IA 

Em declaração feita anteriormente, a Amazon já confirmou a criação de uma nova equipe de desenvolvimento de agentes de IA — ou seja, aqueles capazes de interagir com o ambiente e coletar dados. O objetivo é aprimorar tecnologias para robôs que operem nos centros de distribuição e logística da empresa. 

Estes equipamentos podem ouvir, entender e agir com base em comandos de linguagem natural, o que os capacita como robôs de armazém flexíveis e multifuncionais. 

Atualmente, a Amazon já utiliza diversos robôs autônomos em suas operações internas. Um teste em andamento envolve o robô humanoide "Digit", da Agility Robotics, que foi originalmente projetado para as mesmas tarefas de ficar na parte traseira de vans e entregar pacotes.

Continua após a publicidade

A instalação de treinamento da Amazon é considerada um esforço mais recente para aproximar essa ideia da realidade. Em 2020, a companhia comprou a empresa de táxis robóticos Zoox, o que mostrou seu interesse em automatizar totalmente o processo de entrega, do armazém até a porta do cliente. 

Leia mais no Canaltech:

Entenda por que a IA se tornou um dos maiores problemas recentes da Apple:

Continua após a publicidade