Black Mirror da vida real: 5 robôs inusitados que já existem

Black Mirror da vida real: 5 robôs inusitados que já existem

Por Lu do Magalu | 21 de Outubro de 2021 às 16h44
cookelma/Envato

Você já ouviu falar de Black Mirror? Ela é uma série da Netflix que mostra contos de ficção científica sobre a humanidade e sua relação com a tecnologia. Nos últimos anos, ela tem feito muito sucesso. Alguns episódios mostram possíveis futuros da humanidade com robôs, inteligências artificiais e várias outras tecnologias. Então, se você curte ficção científica, vale a pena assistir!

A série ficou tão influente que às vezes em lançamentos da tecnologia como robôs inteligentes e drones, uma das frases que ficou popular entre os fãs, e você já pode ter ouvido por aí é: — “Isso é tão Black Mirror!”. Mas, também é verdade que a tecnologia dos robôs está evoluindo todos os anos, né?

Hoje em dia, já existem inclusive tantos tipos de robôs que fazem as mais diversas tarefas, e às vezes as pessoas nem imaginam. Por isso, hoje eu vim mostrar para vocês alguns robôs inusitados que parecem vir direto das ficções científicas! Dá só uma olhadinha nessa matéria!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Black Mirror da vida real: 5 robôs inusitados que já existem

1. Cão-robô

Recentemente, muita gente se impressionou com a chegada dos cães-robô. Eles já existem e estão até mesmo andando nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos. Ah! E eles se parecem muito com os cachorros-robô do episódio “Metalhead” da série Black Mirror. Será que foi uma inspiração?

Cães-robô como o Spot desenvolvido pela Boston Dynamics, conseguem caminhar em vários tipos de superfície, fazer capturas com suas câmeras e sensores, além de conseguir carregar até 14 kg de equipamentos. Bem legal, né?

2. Robô que voa e anda de skate

Seria o fim da carreira do famoso skatista Tony Hawk? Já imaginou um robô que consegue voar e também andar de skate? Ele se chama “Leonardo” sendo a abreviação para: “Legs onboard drone” (drone com pernas a bordo, em tradução livre para português).

Com 80 centímetros de altura, o “Leo” consegue se equilibrar sobre duas pernas bem finas, feitas de três articulações robóticas, assim ele consegue caminhar de maneira semelhante a um dinossauro. Além disso, ele tem quatro hélices em seus ombros que não só corrigem sua postura, mas também permitem que ele voe. Isso é incrível, né?

3. Robô que passa pano

Mas, também existem robôs que fazem tarefas mais simples do dia a dia. Você certamente já deve ter ouvido falar dos famosos robôs aspiradores, né? Sabia que também existem robôs que conseguem passar pano?

Existem até mesmo modelos da Samsung que já estão disponíveis no Brasil. Através de um sistema inteligente que reconhece quedas e obstáculos, esse robô consegue esfregar superfícies com muita facilidade. Basta abastecê-lo com água e deixar seus panos giratórios fazerem o serviço.

4. Robôs Humanoides

Os Robôs também estão cada vez mais parecidos com os seres humanos! Você já conhece a Sophia? Ela é uma robô humanoide super-realista que consegue conversar, gesticular, criar opiniões e até mesmo reconhecer emoções das pessoas. Ela é possivelmente a invenção robótica mais próxima de um humano que já existiu.

Ah! E sabia que ela entrou para a história? Sophia foi a primeira humanoide a discursar na ONU e também a primeira a receber cidadania de um país — Arábia Saudita. Incrível, né? Ah! E também temos o Robô Pepper desenvolvido pela SoftBank que é um robô ajudante muito simpático. O Pepper, é um robô do tipo “semi-humanoide” com uma tela parecida com um tablet fixada em seu peito.

Mas, assim como a Sophia, ele também consegue reconhecer emoções e o tom de voz das pessoas, então, ele foi feito para interagir com humanos. Além disso, ele é muito fofo!

5. Robôs Gigantes

Quem lembra dos “Megazords”? Eles eram robôs gigantes da série japonesa Power Ranger (1993) que ajudavam os heróis a enfrentar monstros gigantes. Mas, sabia que já existe um Robô gigante que é inclusive  muito parecido com eles?

Com 18,3 metros de altura, o Robô GUNDAM, inspirado na animação japonesa Mobile Suit Gundam (1979) é o primeiro modelo real de Robô gigante a dar seus primeiros passos. Desenvolvido pela Gundam Factory Yokohoma, o robô tem um raio de ação de 24 graus, assim ele consegue caminhar, mesmo pesando 25 toneladas.

Incrível, né? Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.