Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony tem aumento de 17% nos lucros e volta a citar sucesso de games e sensores

Por| 30 de Outubro de 2018 às 10h10

Link copiado!

público
público
Tudo sobre Sony

Os segmentos de jogos e semicondutores foram, mais uma vez, os grandes motores do resultado positivo apresentado pela Sony na noite desta segunda-feira (29). A empresa obteve um crescimento de 17% nos ganhos durante o segundo trimestre do atual ano fiscal, finalizado em setembro. O total obtido foi de aproximadamente US$ 2,12 bilhões, marcando mais um momento positivo e que pintou uma perspectiva ainda mais animadora para o futuro.

Tanto que, para o encerramento do atual ano fiscal, em março do ano que vem, a expectativa é de um aumento de 30% nos ganhos, um total bem acima do esperado pelo mercado. A perspectiva é de ganhos na casa dos US$ 7,7 bilhões, sendo que quase metade disso será movido somente pelo setor de games, atualmente o maior alavancador de resultados para a companhia japonesa, que colhe, agora, os frutos de um longo e tortuoso processo de reestruturação. O faturamento total deve ser de US$ 77,04 bilhões.

Com o sucesso de jogos como Marvel’s Spider-Mane a demanda por serviços online ligados ao PlayStation 4, a Sony mais uma vez comprovou que a mudança para sua estratégia baseada nos games foi um sucesso. Ao lado de sua oferta de sensores para câmeras digitais, que estão entre os mais usados do mercado mobile, a companhia alavancou seus números e mostrou cada vez mais independência de seus segmentos de eletrônicos, sempre sujeitos às dinâmicas sazonais do mercado e incapazes de entregarem números sólidos e consistentes dessa categoria, na visão da companhia.

O sucesso do game do Cabeça de Teia foi tanto que surpreendeu até mesmo a própria fabricante, que afirmou que o título foi capaz de compensar as vendas já em baixa do PS4, que se aproxima do fim de seu ciclo de vida. Spider-Man também se tornou o jogo vendido mais rapidamente da história da plataforma, superando God of War, de abril, com 3,3 milhões de cópias comercializadas nos primeiros três dias.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, houve aumento no total de assinantes da PlayStation Plus, serviço que permite jogar online e dá regalias aos donos de consoles da Sony, enquanto games publicados para smartphones e exclusivamente no Japão continuaram a dar bons frutos. A empresa citou, ainda, Fortnite, cuja receita de microtransações é dividida com a fabricante como um bom contribuinte para os números.

A queda de 3% nos lucros do segmento de chips para câmeras não assustou os analistas e acionistas da Sony, pois já era esperada. Segundo a empresa, a expectativa era de que a Apple lançasse uma linha de iPhones com três sensores desse tipo, o que não aconteceu e acabou levando à pequena queda. Por outro lado, os negócios com grandes marcas chinesas em ascensão sustentaram o desempenho do setor e devem continuar fazendo isso, com uma expectativa de aumento anual de 17% ao fim do período atual.

Tranquilidade na mídia, cuidado no hardware

Houve nota positiva, também, para a divisão de cinema, que voltou a ter lucro após uma queda no trimestre anterior. O licenciamento de seus filmes para a TV seria o responsável pelos números positivos em um momento fraco de lançamentos, cujos números soam piores quando se compara com o ano passado, período de lançamento do blockbuster Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Continua após a publicidade

O segmento musical também foi citado como uma fonte de positividade, por mais que seus ganhos tenham recuado ligeiramente no terceiro trimestre do atual ano fiscal. O total de US$ 279,5 milhões em ganhos entre julho e setembro foi atribuído à queda nas vendas de discos e downloads, mas bons lançamentos nos serviços de streaming e a continuidade de parcerias e contratos com eles levaram grandes artistas ao topo das paradas das plataformas.

Por outro lado, e mais uma vez, o segmento de smartphones, em si, foi citado como o primo pobre do relatório fiscal, gerando perdas de US$ 840 milhões. Não é motivo para desespero, afirma o relatório, uma vez que um processo de reorganização e alinhamento também está acontecendo aqui, mas o retorno ao azul deve acontecer somente a partir de abril de 2020, quando as estratégias atuais devem começar a mostrar seus resultados. Até lá, o negócio terá escala menor e mais cuidado na tomada de riscos.

Com tudo isso, a expectativa é de ganhos de US$ 1,20 por ação, ao contrário dos US$ 0,91 esperados pelo mercado e US$ 0,93 antecipados pela empresa em relatório fiscal publicado no ano passado. Os totais agradaram ao mercado e levaram a um aumento nos papéis da Sony, que finalizaram esta terça-feira (30) com alta de 1,03% na Bolsa de Valores do Japão.

Fonte: Reuters, Bloomberg