Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube Shorts agora permite narração de vídeos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Setembro de 2022 às 11h41

Link copiado!

Divulgação/YouTube
Divulgação/YouTube
Tudo sobre YouTube

O YouTube Shorts anunciou chegada do recurso de narração de vídeos no aplicativo para iOS. Será possível adicionar comentários em texto sobre os vídeos, que serão lidos por uma voz automatizada. Trata-se de um recurso que o TikTok oferece há muito tempo, mas que chega agora aos conteúdos do Shorts.

A narração oferece uma nova camada criativa para os usuários ao permitir a inclusão de explicações, instruções, reações, comentários ou complementos de algo que não está explícito no vídeo curto. Muita gente usa também para dar um toque de comédia, já que a voz costuma sair meio robotizada.

Continua após a publicidade

A locução é uma ótima solução para quem tem problemas de fala, dicção ruim, não gosta da própria voz ou tem vergonha de falar. É um recurso também que ajuda quando o autor do conteúdo está preocupado apenas com as imagens.

Como adicionar narração no YouTube Shorts

Para adicionar narração no Shorts é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Grave o vídeo com a câmera do celular;
  2. Toque no botão de check (☑️) no canto inferior direito da tela da câmera;
  3. Procure pelo botão de narração (voiceover, em inglês);
  4. Mova o indicador de reprodução (aquela linha branca na vertical) para onde deseja iniciar a narração;
  5. Toque no botão vermelho de gravação para começar a registrar as imagens e novamente quando quiser interromper;
  6. Use o painel de volume para ajustar os níveis de música de fundo, áudio do vídeo e a narração.
Continua após a publicidade

Pronto, agora seus vídeos terão a imagem gravada e um narrador falando o conteúdo desejado. Dá para associar a voz a músicas ou manter o áudio original capturado pela câmera.

Por enquanto, a locução é exclusiva do app para iPhone, mas deve chegar futuramente para Android. É mais uma tentativa do YouTube de emplacar ferramentas capazes de atrair o público do TikTok e do Reels (Instagram) para o seu ecossistema criativo.

Recentemente, o Shorts anunciou que pretende monetizar vídeos para tentar agitar o mercado de vídeos curtos. Em meados de setembro, a plataforma integrou as músicas salvas no aplicativo com o YouTube e o YouTube Music, o que permite escutar seus áudios favoritos fora do app do Shorts.