Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube lança seção que permite explorar conteúdo educativo

Por| 15 de Julho de 2020 às 10h00

Link copiado!

youtube
youtube
Tudo sobre YouTube

Você é desses que costumam assistir a vídeo aulas no YouTube para se preparar para uma determinada prova? Acontece que, com esse nicho em mente, nesta quarta-feira (15) a plataforma de vídeos lançou a seção Aprender, que permite ao usuário a exploração diferentes áreas do conhecimento, com direito a playlists com vídeos de diversos assuntos — de biologia, educação financeira a experiências e até mesmo DIY (aqueles vídeos de "faça você mesmo").

No computador, a seção pode ser acessada pelo menu lateral esquerdo, na opção "Mais no YouTube" ou diretamente pelo link. Enquanto isso, na versão mobile, é possível encontrar o conteúdo pelo botão “Aprender", na guia “Explorar”. "É um destino criado para oferecer conteúdo educativo de qualidade a adolescentes e adultos. Aqui você encontrará playlists que despertam a curiosidade e conteúdos de assuntos variados, de física à produção de filmes. Portanto, se você está estudando para uma prova, quer aprender uma nova habilidade ou está curioso sobre o mundo ao seu redor, o YouTube.com/learning tem algo para você", consta na descrição da seção.

Com conteúdos renovados periodicamente, a seção Aprender tem uma curadoria que mistura filtros algorítmicos e seleção humana. Algumas playlists também foram criadas por parceiros, como a Fundação Lemann, responsável pelo canal YouTube EDU junto com o YouTube Brasil. O hub já foi lançado em inglês, italiano, francês, coreano, espanhol e japonês e, agora, em português. Outros idiomas serão disponibilizados em breve.

Continua após a publicidade

No Brasil, uma pesquisa de 2018 mostrou que 9 entre cada 10 pessoas acessam o YouTube para obter conhecimento, seja para desenvolver habilidades profissionais (87%), aprender pequenos consertos para casa (93%) ou conferir dicas de esporte (73%). "Diante desses dados, a importância da seção aprender fica ainda mais clara. Nossa ideia é ajudar o usuário a encontrar esses conteúdos”, afirma Clarissa Orberg, gerente de parcerias estratégicas do YouTube para educação.

Quanto à novidade da plataforma, Clarissa aponta: “Essa nova seção do YouTube apresenta uma série de vídeos em diferentes áreas de conhecimento: desde conteúdo mais acadêmico como matemática, física ou gramática vindo dos canais do YouTube Edu, passando por assuntos ligados à carreira e desenvolvimento pessoal, até temas de interesse mais amplo como artes e literatura". A gerente ressalta que o principal objetivo do hub é apresentar uma diversa gama de criadores de conteúdo que compartilham seus conhecimentos em suas áreas de expertise, para que os usuários do YouTube possam descobrir seus interesses e explorá-los com mais facilidade.

A empresa conta que, com as pessoas passando mais tempo em casa, a média de visualizações diárias de vídeos com "ensino em casa" no título aumentou mais de 120% globalmente desde março de 2020, em comparação com o resto do ano. Os brasileiros também têm usado a plataforma para desenvolver novas habilidades, como cozinhar, uma vez que as buscas por “receitas fáceis” tiveram um aumento de 65%.

Continua após a publicidade

Outra tendência global que se reflete no Brasil é o sucesso dos vídeos “estude comigo”, em que os criadores deixam a câmera ligada enquanto fazem suas atividades acadêmicas, oferecendo uma companhia virtual a outros estudantes. Desde 15 de março de 2020, a visualização diária de vídeos no Brasil com "study with me” ou "estude comigo" no título cresceu 85% em relação ao restante do ano.

Outro espaço dedicado à educação na versão brasileira da plataforma é o canal YouTube Edu. Lançado em 2013, em parceria com a Fundação Lemann, oferece conteúdos guiados pela Base Nacional Curricular e curados pela instituição. Ao longo dos anos, mais de 450 canais passaram por um rigoroso processo de avaliação e foram aprovados para fazer parte do projeto.