YouTube implementa respostas automáticas a comentários para criadores de vídeos

Por Rafael Arbulu | 02 de Julho de 2020 às 23h20
CryptoEconomy
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Criadores de conteúdo recebem milhares de comentários a cada vídeo novo e, humanamente falando, é impossível respondê-los um por um. Mas uma novidade do Google para influenciadores com canais de alto tráfego no YouTube pode ajudar a minimizar isso. A empresa anunciou em seu blog oficial o sistema de smart reply, basicamente, um algoritmo que sugere respostas automáticas para determinados tipos de comentário sem que o dono do vídeo tenha que digitar nada.

Pelo post, os criadores do novo recurso informaram que esse sistema não é o mesmo visto pelo Smart Compose implementado no Gmail, ressaltando até que tiveram que construir uma tecnologia de processamento de linguagem específica para que o Smart Reply do YouTube contemplasse o uso de emojis — sim, emojis estarão entre as sugestões de respostas.

Sistema Smart Reply para responder automaticamente a comentários no YouTube foi anunciado pelo
Google via postagem no blog oficial (Imagem: Divulgação/Google)

“Comparado aos e-mails, que tendem a ser longos e dominados por um discurso mais formal, os comentários do YouTube trazem padrões complexos de troca de linguagem, abreviações, gírias, pontuação inconsistente e muito emprego de emojis”, diz o texto. Eles também informam que o sistema de Smart Reply não se limita à geração de respostas (algo que se vê, por exemplo, em um chatbot), mas “interpreta” quais são os comentários com maior probabilidade de receberem interação direta do criador do vídeo — ou seja, nem todo comentário será respondido e há o emprego de aprendizado de máquina no processo.

“Nosso objetivo é o de ajudar criadores, então temos que ter a certeza de que o Smart Reply só faça sugestões em momentos onde elas serão realmente úteis”, diz a postagem no blog. “De forma ideal, as sugestões só serão exibidas quando é provável que o criador do conteúdo responderia ao comentário por conta própria e o sistema traz uma chance alta de oferecer uma sugestão sensível e específica”.

No mesmo post, o Google aproveitou para anunciar que está estudando formas de levar o Smart Compose para aplicativos de mensagem como Telegram e WhatsApp.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.