Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube bane comentários em vídeos com menores depois de polêmica de pedofilia

Por| 28 de Fevereiro de 2019 às 19h01

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Diário Online)
(Imagem: Reprodução/Diário Online)
Tudo sobre YouTube

Depois da denúncia que pedófilos estavam usando os comentários em vídeos de crianças para se conectar e trocar contatos, e da consequente perda de diversos patrocinadores, o YouTube resolveu desabilitar os comentários de canais que possuam menores de idade. Só uma pequena quantidade de canais de crianças e adolescentes terão comentários, mas sempre moderados.

“Reconhecemos que os comentários são uma parte fundamental da experiência do YouTube e são como você se conecta e aumenta seu público-alvo. Ao mesmo tempo, os passos importantes que estamos compartilhando hoje são essenciais para manter os jovens seguros”, afirmou a empresa, num post feito no blog voltado para os criadores de conteúdo.

A questão da exploração de menores nos vídeos do Youtube não é nova, mas voltou à tona na semana passada, quando o youtuber Matt Watson fez um vídeo revelando que uma rede de pedófilos estava usando a área de comentários para trocar informações, links e vídeos com menores de idade. Inicialmente, muitos desses vídeos eram postados pelas próprias crianças e feitos de forma completamente inocente, mas traziam os menores em trajes de banho ou posições indiscretas. O próprio sistema de recomendações do YouTube ainda entregava de forma automática mais conteúdo dessa categoria.

“Na última semana, desativamos os comentários de dezenas de milhões de vídeos que poderiam estar sujeitos a comportamentos predatórios”, revela a empresa. Um pequeno número de criadores de conteúdo foi selecionado e poderá manter os comentários ativados, mas eles serão obrigados a moderar ativamente seus comentários. “Trabalharemos diretamente com eles e nosso objetivo é aumentar esse número de canais ao longo do tempo, à medida que nossa capacidade de receber comentários violentos continuar melhorando”, completou o YouTube.

Continua após a publicidade

Alguns dos vídeos não tinham sido postados pelas crianças, mas sim repostados pelos próprios usuários da rede – que além de compartilharem ainda ganhavam monetização. Por isso, o YouTube também reduziu ou até retirou totalmente anúncios desses vídeos. A plataforma ainda pediu que os usuários sinalizem qualquer vídeo que possa ter abuso infantil na ferramenta de relatórios.

“Estamos agindo rapidamente para garantir que identificamos o máximo possível desse conteúdo e continuaremos realizando ações adicionais nos próximos dias e semanas para manter seguros os menores e o ecossistema de criadores de conteúdo”, afirma o comunicado.

Suicídio

Além da polêmica da pedofilia, o YouTube nos últimos dias se viu às voltas com vídeos infantis estavam sendo editados com a inserção de instruções para a prática do suicídio. A denúncia foi feita por uma médica pediatra que via um desenho com seu filho no YouTube Kids quando o conteúdo foi interrompido pela aparição de um homem que caminha até bem próximo da câmera e simula movimentos do pulso sendo cortado.

Continua após a publicidade

“Nenhuma forma de conteúdo que ponha em perigo menores de idade é aceitável no YouTube, e é por isso que encerramos determinados canais que tentam colocar em risco as crianças de qualquer forma”, disse a empresa no mesmo comunicado divulgado nesta quinta-feira (28).

A plataforma incluiu na categoria de “conteúdo danoso” também os vídeos que incentivam a desafios perigosos. “Continuaremos agindo quando os criadores de conteúdo violarem nossas políticas de maneira que prejudiquem de forma flagrante a comunidade mais ampla de usuários e criadores de conteúdo”, completa a nota.

Fonte: YouTube Creators Blog