Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube apresenta novidades para combater spam e perfis falsos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2022 às 17h43

Link copiado!

Eyestetix Studio/Unsplash
Eyestetix Studio/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube adicionou um recurso para combater spam e perfis fakes que inundam canais com comentários aleatórios, propagandas ou tentativas de golpes. Com isso, os criadores de conteúdo passam a ter acesso a uma nova configuração chamada "aumentar o rigor" para gerenciar melhor as interações.

Com a mudança, donos de canais poderão reter automaticamente comentários inadequados e desbloqueá-los pelo YouTube Studio, caso o algoritmo tenha errado. É uma opção menos rigorosa (e trabalhosa) do que exigir revisão manual de todos os comentários ou desativá-los completamente.

Continua após a publicidade

A plataforma de vídeos espera com isso reduzir o número contas com abuso de identidade e anúncios indesejados. A inteligência artificial da plataforma é capaz de identificar padrões de comportamento e bloquear atitudes suspeitas, mas os spammers estão sempre se reinventando para driblar as regras.

Como ativar o recurso "aumentar o rigor" do YouTube

  1. Faça login no YouTube Studio;
  2. No menu esquerdo, selecione Configurações;
  3. Selecione Comunidade e procure por "Padrões";
  4. Escolha"Reter Comentários Potencialmente Inapropriados para Revisão" e selecione Aumentar Rigidez;

Pronto, agora é só salvar as configurações para o YouTube automaticamente bloquear comentários falsos, propagandas e outras atitudes suspeitas.

Continua após a publicidade

Ocultar contador de inscritos do canal

Outra medida prevista é a impossibilidade de ocultar a contagem de inscritos do canal. O objetivo é evitar que pessoas mal intencionadas consigam fingir serem donas de canais maiores famosos, o que serve de ponte para golpes e outras práticas indevidas no YouTube.

Um exemplo prático: imagine se alguém usa indevidamente o nome do youtuber Felipe Neto, mas troca a letra O pelo 0. A pessoa vai até um canal novo ou em ascensão, deixa um comentário com elogio e depois finge estar interessado em uma parceria. Encantado pela possibilidade de ter o conteúdo impulsionado pelo quinto maior influenciador do YouTube, a pessoa cede e acaba prejudicada de alguma maneira.

Continua após a publicidade

Se o canal exibir o total de seguidores reais, você saberá na hora que aquele é um perfil falso, porque nenhum golpista conseguiria juntar 42 milhões de seguidores. Quando clicar para ver o total de curtidas, a quantidade verdadeira aparecerá e a fraude será descoberta mais facilmente.

O YouTube diz entender a preocupação dos criadores que preferem esconder a quantidade, como forma de não parecem pequenos enquanto constroem a audiência, mas alega a necessidade de extinguir o recurso em prol da segurança. Essa mudança começará a vigorar no dia 29 de julho.

A rede de vídeos também deverá reduzir o conjunto de caracteres permitidos para evitar o uso de letras fora do alfabeto ocidental. Muitos golpistas usam dessa brecha como alternativa para enganar pessoas, como em "C@nalⓉech". Ainda não está claro quando a redução passará a vigorar.