Usuários do Twitter Blue já podem experimentar NFTs nos perfis
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Twitter começou a liberar o novo recurso de exibição de tokens não fungíveis (NFTs) nesta quinta-feira (20) para os pagantes do Twitter Blue no iOS. Quem tiver ativos digitais armazenados em blockchain poderá exibir suas propriedades como uma imagem de perfil.
- Twitter lançará ferramenta de denúncia para informações potencialmente enganosas
- Twitter lança recurso de Comunidades no Android
Embora apenas proprietários do iPhone possam fazer o upload de seus NFTs como imagem de perfil, todos os demais usuários podem enxergá-los sem problemas. Vale lembrar que o próprio Twitter Blue ainda não foi liberado globalmente — no Brasil, algumas pessoas já tiveram acesso —, o que significa que muita gente ainda ficará de fora.
Para subir as imagens, será preciso sincronizar a sua carteira digital para importar as imagens da galeria. Haverá suporte oficial a seis carteiras no lançamento:
- Coinbase Wallet
- Rainbow
- MetaMask
- Ledger Live
- Argent
- Trust Wallet
Após a sincronização, você selecionará qual NFT que deseja exibir. O Twitter diz que oferecerá suporte a JPEG e PNG cunhados na rede Ethereum (tokens ERC-721 ou ERC-1155) para uso como imagens de perfil. É possível que no futuro outras blockchains sejam adicionadas, como a popular Binance Smart Chain, e mais formatos introduzidos, como os GIFs.
Usuários do Twitter que encontrarem um perfil com NFT poderão tocar na foto para saber mais sobre a arte, a coleção pertencente e outros dados curiosos. Será possível, por exemplo, ver se um projeto foi verificado pela OpenSea ou outro mercado reconhecido.
NFTs autenticados no avatar
Nos esboços iniciais da ferramenta, o Twitter havia mostrado que um selinho específico comprovaria a autenticidade da foto. Muitos amantes do universo cripto e de NFTs já usam as artes digitais como avatar de perfil, mesmo sem nenhuma prova de veracidade.
Além de mostrar os NFTs no perfil, o usuário teria uma nova guia especial para mostrar sua coleção. Essa seria uma forma inteligente de dar um uso mais "social" para a galeria de arte que fica escondida nas carteiras do usuário.
Essa é uma das vantagens de ser assinante: ter acesso ao Labs e às novidades em acesso antecipado. Os usuários do Android e da versão web não poderão testar a novidade ainda, sem previsão de lançamento para tais plataformas.
O que o Twitter pensa sobre NFTs
Em entrevista ao portal TechCrunch, um porta-voz da empresa comentou que a rede social é perfeita para quem tem sua primeira experiência com criptomoedas e NFTs. "Agora estamos vendo as pessoas usarem NFTs como uma forma de identidade e autoexpressão, e como uma maneira de se juntar à próspera comunidade e à conversa cada vez mais ativa no Twitter”, disse via comunicado.
Para acessar o recurso, o assinante do Twitter Blue deve abrir seu perfil e clicar para alterar a foto normalmente. Quando for subir a imagem, contudo, verá uma nova opção de escolher um NFT.
Logo após liberar o recurso, usuários já reclamaram que a funcionalidade estava fora do ar. Ao que parece, a rede usa uma integração da API da OpenSea, um mercado de comércio dos tokens, que passou por instabilidades nesta quinta-feira.
Por ser um serviço novo e em fase experimental, são esperadas falhas e bugs estranhos. Resta saber como a equipe de desenvolvimento do Twitter lidará com eles para garantir que os assinantes tenham uma experiência bacana ao exibir suas coleções de NFTs.
Ainda não está claro se o recurso chegará futuramente para os não assinantes ou se permanecerá com exclusividade para o Twitter Blue. O fato é que a companhia coletará o feedback dos usuários para aprimorar a ferramenta ao longo do tempo.
Fonte: TechCrunch