Usar muitas hashtags prejudica o desempenho do post no Instagram? Descubra
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Ao analisar determinados perfis no Instagram, em especial de pequenas empresas ou de candidatos a influenciador digital, é comum se deparar com aquela avalanche de hashtags ao final do post. Muita gente faz uso desse artifício no intuito de tentar alcançar mais pessoas, mas a verdade, conforme revelam os dados a seguir, é que isso não dá o resultado esperado.
- Instagram anuncia fim do IGTV
- Instagram testa mudança de nome e nova função dos "Amigos Próximos" dos Stories
- Instagram ganha atalho para vincular perfil ao WhatsApp
Uma pesquisa realizada pela empresa Emplifi revelou que as hashtags são mais eficazes quando usadas de modo mais comedido na rede social. Embora seja necessário levar em conta o contexto e o tipo da conta, a ideia geral mostra que "menos é mais" quando o assunto é o uso dessas palavras-chave.
A Emplifi, companhia especializada em customer experiencie, realizou o levantamento junto a empresas de mídia e descobriu que as contas que não usaram hashtags nos posts tiveram quase o dobro de interações — uma média de 1.500 — do que aqueles que as usaram em excesso. Já para quem usou uma ou duas hashtags, a taxa de engajamento ficou em cerca de 750 por publicação, metade do resultado de quem não usou nenhuma.
Essa tendência de queda se mantém conforme o número de hashtags cresce, com redução quando são usadas três ou quatro. Curiosamente, a média se mantém mais estável, embora mais baixa, a partir de cinco por post, o que pode indicar uma espécie de "linha de corte" de utilização.
O estudo analisou marcas com utilização de uma ou duas tags nos seus posts tiveram maior engajamento quando comparado a posts similares que não usaram nenhuma ou optaram por duas ou mais. As publicações com nenhuma hashtag tiveram uma média de interação de 250 pessoas, enquanto os posts com uma ou duas tiveram uma performance levemente superior, mas a partir de três houve uma queda (algo entre 200 e 150 interações).
Uso deve ser estratégico
Para a country-manager e porta-voz da Emplifi no Brasil, Alexandra Avelar, quando usadas estrategicamente, as tags podem ter um impacto positivo no alcance de uma postagem. "Embora nossos dados mostrem que usar menos hashtags se correlaciona com mais engajamento, isso realmente conta apenas uma parte da história. O segredo é ser seletivo com as hashtags que você inclui no seu conteúdo para se conectar melhor com os públicos de nicho que encontrarão valor em sua postagem", explica a profissional.
A pesquisa foi feita entre os meses de abril e junho de 2021 e analisou mais de 3,3 milhões de publicações no Instagram nos dois nichos citados em todo o mundo. Vale lembrar que há outros segmentos não contemplados no levantamento cujo desempenho pode ser melhor ou pior conforme a quantidade usada, razão pela qual o ideal é testar para identificar quais entregam os melhores resultados na sua área de atuação.